Mutirão de Limpeza da Dengue acontece dia 01 de abril

21/03/2017

Em continuação da Campanha “Chopinzinho Limpa e Sem Dengue”, no dia 01 de abril, sábado, será realizado Mutirão da Dengue, de limpeza para acabar com os focos do mosquito transmissor da zika, chikungunya e dengue. O mutirão vai acontecer com diversas parcerias junto à Administração Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde, e o objetivo é retirar todo e qualquer lixo ou resíduo que acumule água.

Para serem recolhidos, devem ser separados materiais como latinhas, garrafas, potes, plásticos, embalagens, pneus, entulhos, restos de construção, móveis velhos, dentre outros. Os vidros devem ser embalados separadamente. O mutirão não vai recolher neste momento lixo eletrônico e de remoção de poda.

Para participar, o cidadão deve separar em sua calçada todo o lixo que deseja que seja recolhido de seu pátio. Serão distribuídos na quinta e sexta-feira anterior ao mutirão bags com alças, 1 por quarteirão, para acondicionamento dos resíduos de forma segura. Os caminhões de coleta de lixo passarão por toda a cidade no dia do Mutirão, 01 de abril. Passado o mutirão, os lotes que forem encontrados com resíduos em que o mosquito possa se proliferar receberão notificação e posterior autuação, de acordo com a Lei Municipal 3542/2016.

A iniciativa do mutirão é uma das muitas que vem sendo tomadas na intensificação do Combate à Dengue em Chopinzinho. Em 2017, já aconteceu mais de 1300 visitas em um só dia, com participação de 40 agentes de endemias; reformulação do Comitê da Dengue, incluindo diversos setores da comunidade; início do “Minha Escola Sem Dengue”, com trabalho realizado nas Escolas das Redes Municipais, abrangendo crianças de todas as faixas etárias.