Deputado João Arruda anuncia liberação da documentação para exploração de pedras ametistas em Chopinzinho

23/02/2017

Em visita ao Município de Chopinzinho, o Deputado Federal João Arruda anunciou liberação da documentação para exploração de pedras ametista, que vai permitir que a Cooperativa de Mineradores possa trabalhar adequada à legislação. Hoje a cooperativa conta com 22 associados, que estavam há 8 anos com os trabalhos parados por falta de documentação.

“É motivo de muita honra saber que Chopinzinho está muito perto de conseguir a regularização para fazer a extração das pedras ametista, para que os cooperados possam legitimar sua situação, produzir e comercializar as pedras”, afirma o Prefeito Álvaro Scolaro. Estima-se que em um mês o processo de regularização esteja finalizado. Como explica Álvaro, temos que explorar a beleza natural do nosso solo, gerando renda para os produtores e para o Município. Além disso, a extração de pedras é passível de futuro investimento para o turismo.

“Já encaminhamos toda a documentação, para que o Ministro possa assinar. Dentro deste prazo, esperamos que os cooperados estejam produzindo, ganhando seu dinheiro, sustentando suas famílias, pagando imposto e mostrando a beleza da pedra de Chopinzinho”, ressalta o Deputado João Arruda. Na reunião, também estavam presentes representantes da Cooperativa. “Para nós é da maior importância, porque não tínhamos solução a vista. Ainda, isto não é só para nós, pois vai beneficiar todo o Município”, diz Santo Dalzoto, Presidente da Cooperativa de Mineradores.

Na oportunidade, o Deputado também trouxe notícias sobre o britador móvel, conseguido no final de 2016. O recurso é de R$ 500 mil, do Ministério da Integração Nacional. O britador móvel deve estar disponível até a metade de 2017, e vai ser peça importante na recuperação das estradas rurais.