Comitê de combate à dengue faz primeira reunião com nova configuração

23/02/2017

No Auditório da Prefeitura, hoje (23) aconteceu à primeira reunião do Comitê de Combate a Dengue, com sua nova reformulação. Os mais de 30 presentes foram apresentados à situação da dengue em Chopinzinho e procedimentos que já estão sendo realizados. A reunião foi conduzida pelo Secretário de Saúde, Fabiano Popia e pela Vigilância Epidemiológica. Estiveram presentes, além destes, o Prefeito Álvaro Scolaro, as demais Secretarias do Município, além de entidades e associações.

O Comitê anteriormente era formado apenas por representantes da Saúde, e a partir de agora, vai contar com representantes de diferentes setores da comunidade, com vistas a intensificar o combate à dengue e engajar a população. “O problema da dengue não é só da saúde, é de toda a sociedade. Vamos trabalhar junto com ao comitê nas questões mais pontuais: de que forma limparemos a cidade, como trabalharemos em conjunto para eliminar o vetor”, explica o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

Hoje Chopinzinho apresenta índice de infestação predial de 5,5%, considerado estado de urgência. Diante deste número, diversas ações já começaram a ser tomadas, como o levantamento real do índice, em janeiro, e mutirão com mais de 1300 visitas, no dia 09 de fevereiro. Também, foi criada a Campanha “Chopinzinho limpa e sem Dengue”, que junto com o Comitê e a Secretaria, reforça medidas contra o mosquito da Dengue.

Uma das ações da campanha será iniciada a partir do dia 06 de março, com o Projeto “Volta às aulas sem dengue”. Este projeto vai ser uma Campanha nas Escolas Municipais, que visa levar a cada faixa etária algo diferente a respeito da conscientização do combate à dengue. Em parceria com a Secretaria de Educação, serão trabalhados desenhos, pequenas cartilhas e competições.