Projeto Zera Filas e nova Motoniveladora foram anunciados no último sábado

20/02/2017

No ultimo sábado, no Gabinete do Prefeito Álvaro Scolaro, a Deputada Federal Leandre Dal Ponte anunciou recursos para 2017 em Chopinzinho, que somam mais de R$ 1 milhão de reais. Na ocasião, estiveram presentes vereadores, secretários e outras lideranças do Município. Os recursos são para a área da Saúde e de Obras, beneficiando toda a população.

Foram destinados aproximadamente R$ 600 mil para a aquisição de uma motoniveladora, a conhecida patrola. Há pelo menos 15 anos a Secretaria de Viação e Serviços Urbanos não recebia uma máquina desta especialidade. Chopinzinho tem cerca de 2200 km de estradas rurais e a nova motoniveladora vai fortalecer ainda mais o trabalho desenvolvido pela pasta, dando condições para o transporte da produção. “Vamos cuidar da riqueza do nosso Município e que é nossa maior indústria: a agricultura. Temos que escoar a produção e ajudar o produtor a transportar seus produtos”, contextualiza a Deputada Leandre Dal Ponte.

Para a área de Saúde, serão R$ 400 mil de recursos, que serão empregados no novo Projeto desenvolvido pela Administração Municipal, através da Secretaria de Saúde, o “Zera Filas” Chopinzinho, que visa acabar com a demanda reprimida de anos anteriores de exames e cirurgias. “Com este recurso, somado a outras fontes, queremos fazer o maior programa de Zera Filas da história de Chopinzinho. Temos, infelizmente, pessoas que desde 2012 aguardam procedimentos. Vamos trazer mais qualidade de vida e saúde para chopinzinho”, conta o Prefeito Álvaro.

Hoje são 12.950 procedimentos em fila de espera, entre exames e cirurgias eletivas. A Secretaria de Saúde vem buscando mais Instituições e Hospitais parceiros, para em breve agendar ainda mais procedimentos. A previsão é de já em 2017 zerar a fila de 2012 a 2015.

“Com 40 dias de trabalho, conseguimos levantar toda a demanda. Para trabalhar com ela, dependemos de parcerias e uma delas é com a Deputada Leandre, que somando forças a outros recursos, permite realizarmos o projeto com os pés no chão, sabendo que vamos conseguir alcançar nosso objetivo”, explica o Secretário de Saúde, Fabiano Popia.

O primeiro passo que vem sendo realizado do Zera Filas é a convocação das pessoas em lista de espera, para que retornem às Unidades Básicas de Saúde para nova avaliação e que seja estabelecida a ordem de prioridade.  “Com certeza com o esforço que viemos fazendo de economia de gastos e de austeridade vamos conseguir zerar a fila de procedimentos. E, ainda, assumimos o compromisso que essa fila não volte a existir”, ressalta o Prefeito Álvaro.