Jovens Aprendizes participam de reunião na Secretaria de Assistência Social

26/01/2017

Diante das alterações da gestão municipal, seus departamentos e dos apontamentos frente as funções dos Jovens Aprendizes, no último dia 25 de janeiro os 23 aprendizes da Prefeitura estiveram na Secretaria Municipal de Assistência Social para reunião. Participaram da ocasião o Secretário da pasta, Luiz Sergio Ferreira, a assistente social Juliana Bernardo, a psicóloga Lidiane Ambrosini e a responsável administrativa Marcia Rejane Niendieker, que abordaram as funções no cotidiano dos departamentos.

A principal temática da reunião foi discutir a percepção dos jovens quanto ao andamento do Projeto, além de questões como a participação no curso, folha ponto e de Recursos Humanos. “Quando assumi a secretaria, percebemos que alguns jovens estavam sem motivação e que os mesmos necessitam inteirar-se e manifestar interesse pelo aprendizado, o que resulta no melhor aproveitamento e do aumento de seu interesse”, explica o Secretário Luiz Sérgio, acrescentando que o objetivo é incentivá-los e oferecer oportunidades, para que cresçam de forma pessoal e social e aprendam no período em que estejam vinculados ao programa.

O Programa Jovem aprendiz é previsto em lei. Os jovens trabalham em vários locais da Prefeitura, conforme demanda de cada setor. Em Chopinzinho, a jornada de trabalho é de 04 horas, mais cursos às sextas-feiras e sábados. O teste seletivo foi realizado em 2016, e hoje 23 adolescentes exercem a função de aprendizagem de forma remunerada, em paralelo participando de capacitação realizada pelo SENAI.

A seleção acontece a cada 2 anos, e é voltada à jovens entre 14 e 21 anos, visando aumentar as chances de atuação no mercado de trabalho para jovens, através do preparo e treinamento necessário.