Você está em >

Notícias

Obstrução das galerias pluviais prejudicam qualidade e captação da água

09/01/2017

            Nos últimos dias, lixo descartado de maneira ilegal nas galerias pluviais do Município vem preocupando a Vigilância Sanitária. Foram encontrados resíduos de diversas origens – inclusive, fraldas descartáveis –, que quando depositados de maneira incorreta, dificultam a captação nas estações e poluem a água. O flagrante mais recente foi nas valas que desembocam no Rio Chopinzinho, próximo à estação de captação e tratamento de água.

            As consequências são para toda a população atendida pelos serviços da Sanepar. Como a Vigilância Sanitária explica, esta situação traz dois problemas principais: 1º entupimento das galerias pluviais e, 2º, contaminação da água dos afluentes. “A Vigilância, com o trabalho ambiental, vai ficar atenta para descobrir os autores da infração e tomar as medidas cabíveis”, explica o Coordenador da Vigilância Sanitária, João Loezi Lourenço, o Zico.

            A nível Estadual, a Lei Nº 13.331/2001 fala sobre a atuação da Vigilância Sanitária e ambiental, no sentido de intervir nos problemas sanitários decorrentes do meio ambiente, da produção, distribuição, comercialização e uso de bens de capital de consumo, que interfiram na saúde individual e coletiva. Além disso, O Código de Postura do Município coloca, na Lei Nº 2116/2006, no Art. 5º, que é “proibido lançar nas vias públicas, nos terrenos em edificações, várzeas, valas, bueiros e sarjetas, lixo de qualquer origem, entulhos (...), qualquer substância que possa poluir a atmosfera”.

            É importante que toda a população fique atenta e denuncie. Quem foi autuado fazendo descarte irregular de lixo, sofrerá as medidas cabíveis. Sendo moradores do mesmo município, devemos todos contribuir em prol da qualidade da água que nos abastece.

 

             



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho