Regularização de medicamentos da atenção básica de saúde acontece até início de fevereiro

05/01/2017

No momento, quem for até as Farmácias dos Postos de Saúde de Chopinzinho pode não encontrar todos os medicamentos que necessita. Esta realidade aconteceu devido a problemas de licitação, e vem sendo resolvida em conjunto pelo novo Secretário de Saúde, Fabiano Poppia e o Prefeito Álvaro Scolaro. A situação foi percebida no diagnóstico situacional inicial e a previsão é que seja regularizada até fevereiro.

“No levantamento do estoque de medicamentos da farmácia municipal se verificou uma situação que nós não tínhamos conhecimento com relação à falta de medicamentos para a atenção básica, e agora estamos seguindo os trâmites burocráticos para resolver o problema”, explica o Prefeito Álvaro Scolaro.

“Neste momento, o que mais chamou atenção foi uma fila de exames expressiva e uma grande falta de medicamentos de atendimento à atenção básica, com lacunas de medicamentos de grande fluxo”, diz o Secretário de Sáude, Fabiano Poppia, contextualizando que existem regras administrativas a serem seguidas e que já está sendo aberto processo licitatório, que é o procedimento padrão para compras de medicamentos. “Pedimos desculpas de antemão para a população. Temos medicamentos disponíveis, ainda que não todos, então cada caso é um caso”, continua Fabiano, reiterando que os pacientes com receitas devem procurar a Farmácia para averiguar se os remédios que necessitam estão disponíveis.

Lista dos medicamentos da atenção básica em falta:

- omeprazol 20 mg cápsulas,

- amoxicilina 500 mg cápsulas

- amoxicilina 250mg/5 ml suspensão

- cefalexina 500 mg comprimidos

- nimesulida 100 mg comprimidos

- n-butilescopolamina + dipirona comprimidos e gotas

- paracetamol 750 mg comprimidos

-alendronato sódico 70 mg comprimidos

- ranitidina 150 mg comprimidos

-norfloxacino 400 mg comprimidos

-doxasozina 2 mg e 4 mg comprimidos