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Atual gestão chega ao fim e entrega Prefeitura com saldo positivo

29/12/2016

“Eu vim em missão de paz”. Foram com estas palavras que o Prefeito Rogério Masetto assumiu a Prefeitura de Chopinzinho em março de 2015. Com o encerramento de quase dois anos de mandato, chegou o momento de realizar uma retrospectiva de seu período como chefe do Poder Executivo de nosso Município.

No início, a principal dificuldade que se apresentou na gestão foi a falta de um Procurador, que sem o qual, compromete o andamento da Administração Pública. Também, por se tratar de um período de instabilidade política, os planejamentos de médio e longo prazo ficaram prejudicados. “Moralmente o Município estava em uma situação desfavorável, no aspecto local, regional e estadual. Perdemos o apoio político Estadual e Federal, dificultando ainda mais o andamento dos projetos”, ressalta Rogério.

            O primeiro passo durante a gestão foi readequar os processos para que fossem realizados integralmente de modo legal. Foi feita uma reforma administrativa e dos setores internos da própria Prefeitura. Foi estabelecido um novo organograma de trabalho, com diminuição de secretarias, departamentos e divisões, bem como de cargos comissionados. Neste processo, retomou-se a credibilidade do Município, com processos licitatórios e de contratação mais claros, com pagamentos garantidos a todos que prestaram serviço à Prefeitura.

            Uma preocupação, resolvida ao longo do mandato, foi da conclusão de obras inacabadas – UBS`s do Frei Vito, São Francisco, Santa Inez e São Luis, o novo Paço Municipal, calçamentos em diversas comunidades, as casas do Loteamento Novo Horizonte -, que dependiam de contrapartida de recursos próprios do Município. “Nós priorizamos e concluímos todas. No meu entendimento, obra pública inacabada é dinheiro público jogado fora”, explica Rogério.

            Neste sentido, a organização financeira foi um dos pilares do período da gestão, que buscou quitar dívidas, bom emprego do dinheiro público, corte de gastos, entre outros, que são o motivo pelo qual hoje, o saldo deixado para a próxima gestão é positivo, com dinheiro em caixa e compromissos honrados. O ajuste foi necessário e é responsável por destacar positivamente Chopinzinho dentre outros Municípios do Sudoeste do Paraná.

            No período, foi realizado concurso público para ampliação do quadro de funcionários efetivos, com contratação de procuradores, médicos, profissionais para a área de assistência social, dentre outros. Também, a situação da Policlínica Chopinzinho (com problemas em âmbito estadual, no que diz respeito a pagamentos), foi resolvida, garantindo saúde e atendimentos de urgência e emergência à população. “Fomos em busca de novos investimentos, pavimentação asfáltica nas ruas da cidade – com quase R$ 2.000.000,00 de ruas e calçadas feitas no mandato -, manutenção das estradas rurais, manutenção de maquinário de obras (com estoque de pneus suficiente para todo 2017), investimento na revitalização da Avenida XV de novembro, valorizamos o funcionário público, ofertando 4% de aumento acima da inflação, coisa que há 14 anos não acontecia”, elenca o Prefeito. Para Rogério, isto foi fruto de uma boa organização monetária.

            Na parte de ICMS ecológico, houve mudança na postura de negociação com as lideranças indígenas. Hoje, além de demandas atendidas, as estradas rurais que cortam a Reserva Indígena estão todas com calçamento, facilitando trânsito e escoamento da produção da região.

            “Vejo que nosso maior legado, acima de obras e investimentos, foi a mudança do modelo de gestão, feito de forma técnica e planejada, de acordo com receita e despesa, mês a mês, controlado. Também, não fizemos nada que não tivesse uma base jurídica”, contextualiza Rogério, colocando ainda, como ponto forte, o `não-engavetamento` das coisas, com problemas antigos sendo resolvidos. Este foi o caso dos barracões cedidos à empresários, problema que se arrastava há mais de 20 anos, e que juntamente à esses empresários, chegou-se a um termo de ajustamento de conduta plausível, que vai restituir R$ 15 milhões aos cofres públicos Chopinzinhenses. Com novas Leis de incentivo, parte do dinheiro será utilizado para fomentar empresas, emprego e indústrias no Município.

            Avaliando em retrospectiva, o cenário em que a nova gestão se iniciou era de desconfiança. “Muitas das mudanças que consegui realizar foi porque eu não tinha compromisso político. Conseguimos mexer em algumas coisas importantes, que talvez iriam contra alguns setores políticos, mas que organizaram a máquina pública. Talvez, em alguns momentos em detrimento de minha saúde, foram as mudanças difíceis, mas necessárias”, explica o Prefeito, ressaltando tudo que foi realizado aconteceu em uma gestão curta, de menos de dois anos.

O período de transição para a próxima gestão se iniciou logo após as eleições e está sendo feito de modo transparente. Diferente de outras cidades, o Prefeito eleito, Álvaro Scolaro, teve acesso ao andamento da Administração Municipal, inclusive solicitando medidas que estão sendo feitas neste mandato, para agilizar o andamento do próximo.

“Nenhum prefeito que terminou o mandato vai sair tão feliz como eu estou saindo. Foi uma grande honra estar a frente do Município durante este período, tenho orgulho de ter sido Prefeito de Chopinzinho. Será uma coisa que contarei aos meus filhos e netos”, conclui Rogério.

 

Ações:

Departamento de Planejamento e Projetos

Obras concluídas:

- Paço Municipal

Valor pago no período: R$ 163.780,77

Valor total da obra: 3.265.764,05

 

- Calçamento Santo Antônio

Valor pago no período: R$ 52.184,17

Valor total da obra: R$ 360.108,62

 

- UBS Bairro Frei Vito

Valor pago no período: R$ 251.176,55

Valor total da obra: R$ 841.415,15

 

- UBS Distrito São Francisco

Valor pago no período: R$ 374.783,10

Valor total da obra: R$ 596.807,60

 

- UBS Distrito São Luiz

Valor pago no período: R$ 261.841,95

Valor total da obra: R$ 597.271,28

 

- UBS Distrito Santa Inês

Valor pago no período: R$ 362.238,03

Valor total da obra: R$ 592.497,17

 

- Unidades Habitacionais

Valor pago no período: R$ 375.607,77

Valor total da obra: R$ 865.245,66

 

- Calçamento Bugre – Bugre Alto

Valor pago no período: R$ 189.252,41

Valor total da obra: R$ 396.170,98

- Recape Bairro São Cristóvão

Valor pago no período: R$ 282.005,43

Valor total da obra: R$ 282.005,43

 

- Cobertura de Mangueiras

Valor pago no período: R$ 179.725,66

Valor total da obra: R$ 179.725,66

 

- Reforma CEOCA

Valor pago no período: R$ 56.812,59

Valor total da obra: R$ 56.812,59

 

- Reforma UBS Bugre

Valor pago no período: R$ 10.935,27

Valor total da obra: R$ 10.935,27

 

- Execução de Piso de Concreto na Escola Tasso Azevedo da Silveira

Valor pago no período: R$ 20.387,00

Valor total da obra: R$ R$ 20.387,00

 

- Reforma Cobertura Escola Municipal Maria Evanira

Valor pago no período: R$ 69.901,62

Valor total da obra: R$ 69.901,62

 

Obras em andamento:

 

- Calçamento Santa Cruz – Nossa Senhora das Graças

Valor pago no período: R$ 388.405,56

Valor total da obra: R$ 953.445,00

 

- Calçamento Santa Inês – Cristo Rei

Valor pago no período: R$ 143.058,74

Valor total da obra: R$ 798.694,24

 

- Creche Proinfância

Valor pago no período: R$ 89.897,97

Valor total da obra: R$ 1.673.215,40

 

- Recape Asfáltico em CBUQ em vias urbanas

Valor pago no período: R$ 1.202.861,84

Valor total da obra: R$ 1.743.397,35

 

- Calçamento Nossa Senhora das Graças – Linha Aparecida

Valor pago no período: R$ 129.957,05

Valor total da obra: R$ 713.854,16

 

OBRAS EM FASE DE LICITAÇÃO

 

- Quadra de Esportes Passo da Erva

Valor total da obra: R$ 354.510,71

Valor do repasse: R$ 243.750,00 – Ministério do Esporte

Valor da contrapartida: R$ 110.760,71

 

-  Recape Asfáltico em CBUQ em vias urbanas

Valor total da obra: R$ 1.002.487,07 – Financiamento SEDU

 

PROJETOS EM ANDAMENTO

 

- Requalificação de terreno urbano com pista de caminhada, iluminação e pista de Skate - Parque Urbano Águas do Chopim

Valor do repasse: R$ 245.850,00 – Ministério das Cidades

Valor da contrapartida mínima: R$ 9.150,00

 

- Rede de Abastecimento Linha Fartura

Valor do repasse: R$ 250.000,00 – Fundação Nacional de Saúde

Valor da contrapartida mínima: R$ 1.000,00

 

- Centro de Especialidades

Valor do repasse: R$ 799.700,00 – Ministério da Saúde

 

- Recapeamento Asfáltico de Vias Urbanas

Valor do repasse: R$ 493.100,00 – Ministério das Cidades

Valor da contrapartida mínima: R$ 6.900,00

 

- Reforma UBS Nossa Senhora Aparecida

Valor total da obra: R$ 160.827,72 – Secretaria da Saúde – Estado do Paraná

 

- Reformas Escola Nota 1000 (programa do Estado)

Reformas de até R$ 100.000,00 por escola.

            CEEBJA

            Colégio Estadual do Campo Cely Tereza Grezzana

            Colégio Estadual do Campo Escola João Paulo I

            Escola Estadual do Campo Linha Aparecida

            Escola Estadual Indígena Jykre Tag

            Escola Estadual Indígena Vera Tupã

            Escola Estadual do Campo São Luis

 

Secretaria de Educação:

- Investimento de 33% do orçamento;

- Foram chamados e reclassificados 100 Professores da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental;

- Formação continuada para os professores de 40 horas anual;

- Aumento da hora atividade para 33% para que os professores municipais possam estudar e preparar uma boa aula para seus alunos é essencial para uma educação de qualidade;

- Reforma do Parque da Escola Coronel Santiago Dantas R$ 10.000,00 de investimentos com recursos próprios do município;

- Implantação da UNATI em Chopinzinho

- Cursinho Pré vestibular gratuito – 120 alunos atendidos R$ 44 mil reais

- Transporte acadêmico gratuito – R$ 853.000,00 com recursos próprios do município;

- Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, o Município de Chopinzinho ficou em 3º lugar no ÍNDICE DE EFICÁCIA DA EDUCAÇÃO MUNICIPAL, dentre as 399 municípios paranaenses;

- Escolas municipais superam novamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) Em 2013 Chopinzinho ficou com a nota de 6,1 e em 2015 com 6,3, ficando acima da média projetada em 2015 que era de 5,9;

Secretaria de Assistência Social:

- Ações (reuniões, palestras) voltadas a erradicação do trabalho infantil; plano de ação será executado até 2017, até o momento foram atendidas aproximadamente 315 pessoas.

- Realização da campanha 18 de maio contra violência e exploração sexual de crianças e adolescentes; participação de aproximadamente 700 pessoas nos tres períodos (manhã, tarde e noite).

- Grupos do serviço de atendimento especializado a familias e individuos -paefi com reuniões, palestras e atividades recreativas, oficina de música para crianças e adolescentes, oficina de muay thai, acompanhamento de medidas sócio educativas, atividades essas pertencentes ao creas, em média de 67 participantes mensalmente nas atividades acima mencionadas;

- Grupos do programa de atenção integral a família – paif, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, programa bolsa família e família paranaense com reuniões, palestras e atividades recreativas atividades estas pertencentes aos cras nossa senhora aparecida e central, grupos desenvolvidos no interior e na cidade; (dia ativo, dia do idoso, dia do bairro, dia da comunidade, viver bem, idoso em ação, projeto gestante indigena) aproximadamente 1010 participantes mensalmente nas atividades;

- Atendimentos individuais e coletivos em média mensalmente 840 pessoas atendidas no cras central, cras nsa e creas;

- Programa projovem adolescente – 15 a 17 anos; projeto á caminho do futuro – 07 a 14 anos; participação de aproximadamente 300 participantes mensalmente.

- Evento em comemoração ao dia da mulher/2016 com a participação de aproximadamente 1000 mulheres;

- Conferências municipais da criança e adolescente, de assistência social, do idoso, da pessoa com deficiência, de segurança alimentar, da mulher, aproximadamente 600 participantes nas conferências.

- Natal solidário 2015 e 2016 com a participação de aproximadamente 3.000 pessoas.

Secretaria de Saúde:

- Contratação de Servidores: 46, dentre Médicos, Cirurgiões Dentistas, Fonoaudióloga, Técnico de Segurança no Trabalho, Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde, Agentes de Endemias, Auxiliar de Serviços Gerais, Estagiários, Motoristas e Técnico de Informática.

- Aquisição de 11 veículos;

- Locação e separação de espaço para uso da Vigilância Sanitária;

- Construção de novas 04 Unidades Básicas de Saúde e Reforma de 01 UBS.



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