Chopinzinho recebe 07 leitos psiquiátricos

29/12/2016

Na tarde de ontem foi divulgada portaria do Ministério da Saúde que credencia e habilita 07 leitos de psiquiatria para Chopinzinho, na Policlínica Chopinzinho. Serão beneficiados além dos chopinzinhenses, outros 15 municípios que fazem parte da 7ª Regional de Saúde. Em todo o Sudoeste, nosso Município será o primeiro com leitos psiquiátricos.

Os leitos serão voltados aos pacientes com transtornos mentais e dependentes de álcool e outras drogas. O Ministério da Saúde fará repasse anual de R$ 471 mil, para manutenção dos leitos. “É uma notícia mais do que boa para Chopinzinho, porque aguardávamos a muito tempo este credenciamento. Será importante para o nosso município e para todo o sudoeste e o município vai ser referência para casos de internamentos da área de psiquiatria”, diz o Prefeito Rogério Masetto, explicando que a conquista veio da junção de vários esforços, a nível municipal, estadual e federal.

O Secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik, lembra que para receber os leitos foi preciso um projeto elaborado e adequação à algumas exigências, dentre elas ter um CAPS na cidade. “Ontem tivemos a confirmação da publicação no Diário Oficial da União a publicação da habilitação e credenciamento da Policlínica de Chopinzinho. Os leitos serão monitorados através da Central de Leitos, que fica em Pato Branco, na 7ª regional de Saúde. É o primeiro serviço do gênero no Sudoeste do Paraná”, explica o Secretário.