1ª Festa do Prato Típico reúne 600 chopinzinhenses

15/12/2016

No aniversário de 61 anos de emancipação política do Município de Chopinzinho, mais de 600 pessoas estiveram presentes na 1ª Festa do Prato Típico, onde foi servido polenta, frango e codorna. O prato típico foi estabelecido pela Lei Municipal 3.510/16 e pela Lei Estadual 18.838/16. O evento foi uma promoção da Administração Municipal em parceria com Rotary Club Chopinzinho Iguaçu, ASMAC (Associação Municipal dos Avicultores de Chopinzinho), Paróquia São Francisco de Assis e teve apoio das empresas Brf, Vibra e LeVida.

“Hoje o Município de Chopinzinho é um dos maiores produtores de frango do Sudoeste do Paraná, e este setor tem grande representatividade na receita do Município, na geração de emprego e de impostos. É uma atividade que vem se expandindo e nossa região vem mostrando aptidão para ela”, explica o Prefeito Municipal Rogério Masetto, reforçando que a Festa entrou para o calendário oficial de eventos de Chopinzinho.

O presidente da ASMAC, Ilseu Peretti, conta que é o terceiro ano que a ASMAC realiza evento com a iguaria, mas que nos anos anteriores o evento foi voltado aos avicultores e seus familiares.  “Começamos só com sócios e convidados, já pensando em 2016 aproveitar o aniversário do Município e abrir para toda a população. Queremos que cada um que venha hoje aqui se torne um replicador, nos ajudando a divulgar”, conta Ilseu.

Chopinzinho conta hoje com uma produção de cerca de 2,5 milhões de frangos de corte por ano. Segundo o DERAL (Departamento de Economia Rural, ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento), são mais de 100 milhões brutos faturados no Município em 2015. São 150 famílias diretamente empregadas com a avicultura.

Para Juarez Pompeu, coordenador da festa, este é um momento de valorização de uma atividade importante para o Município e do criador de frango.  “O Prato Típico, além de valorizar este setor produtivo do Município, vai levar o nome de Chopinzinho adiante. Saiu notícia em redes sociais, na imprensa falada e escrita, divulgando nossa cidade, através do prato típico. Esperamos que nos próximos anos, seja cada vez mais conhecido e agregador de pessoas”, diz Juarez.