Projeto Roda da Reciclagem: Faço, Separo, Transformo premia vencedores

01/12/2016

O Anfiteatro David Rogos Schimdt foi palco ontem, 30 de novembro, da premiação dos ganhadores do Projeto Roda da Reciclagem: Faço, Separo, Transformo. O Projeto aconteceu durante o 2º semestre de 2016, envolvendo 11 Escolas do Município de Chopinzinho, totalizando 1600 alunos participantes. O Roda da Reciclagem foi uma iniciativa da empresa CTR3 em parceria com a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte.

“A questão do meio ambiente a gente vem trabalhando nas escolas em vários momentos e a Roda da Reciclagem vem a somar no sentido de despertar um interesse e conscientização maior pela reciclagem e separação do lixo”, diz Roseli Lorenzi, Secretária de Educação, enfatizando que as escolas instruíram os alunos, em especial, em como se faz a separação correta do lixo.

O Projeto existe há 4 anos em Coronel Vivida, sede da empresa, e foi aplicado pelo primeiro ano em Chopinzinho. O Objetivo principal é despertar a consciência ecológica nos alunos, ajudando a pensar como a reciclagem colabora com o meio ambiente. “A destinação do lixo é o segundo principal problema ambiental que o Mundo enfrenta, atrás apenas da questão da água. Deste modo, percebemos a necessidade do projeto, para conscientização ambiental do aluno e da própria população, porque ao trabalharmos com as crianças, atingimos os adultos também” explica Luiz Artur Manica, presidente da empresa CTR3, responsável pela coleta de lixo no Município de Chopinzinho há 14 meses.

Foram premiados os 1º, 2º e 3º lugares nas categorias frases, redações e desenhos. Receberam menção honrosa alguns dos trabalhos destaques, em cada categoria. Também, receberam prêmio a Escola que arrecadou maior quantidade de resíduos (contagem proporcional ao número de alunos), que foi a Escola Municipal de Excelência, e a Escola com melhor qualidade de resíduos coletados, a Escola Municipal Tancredo Neves. A diretora da Excelência, Mari Lucia Lazarotto, conta que a escola se uniu no projeto, com professores, alunos e equipe pedagógica, porque gostariam de um computador, que foi o prêmio para o 1º lugar. “As crianças levaram para casa bilhetes, avisando aos pais e responsáveis. Todos se empenharam, cada dia com mais engajamento e trazendo mais resíduos e acredito que foi esta união que fez com que ganhamos”, diz Mari Lucia. A Comissão responsável pela escolha dos ganhadores foi formada por representantes da Secretaria de Educação, Secretaria de Agricultura e da Empresa.

O Prefeito Rogério Masetto, presente no evento, ressalta que, hoje Chopinzinho está recolhendo cerca de 40 toneladas por mês de lixo reciclável, ante os 8 que eram recolhidos há um ano atrás. “Se a gente quer mudar o mundo, precisa mudar a cabeça das pessoas e se começa mudando pelas crianças, despertando a sua consciência e o interesse. O projeto é um incentivo, uma premiação e por isso é tão interessante e, embutido neste prêmio, está o despertar da consciência ambiental”, diz Rogério.

Confira os ganhadores e prêmios:

Categoria: Desenho

1º lugar – Bicicleta – Escola Rural Municipal Visão do Futuro – Angélica Agatha Scopel – 2º ano 1º ciclo

2º lugar – Tablet – Escola Municipal Maria Evanira Silvério – Lara Helloyza Bosio de Lima – 1º ano 1º ciclo

3º lugar – Brinquedo – Escola Municipal Presidente Tancredo Neves – Micheli Rayssa Acorsi - 2º ano 1º ciclo

Categoria: Redação

1º lugar – Bicicleta – Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira – Ana Luiza Pizzolatto – 2º ano 2º ciclo – “Vamos Preservar o nosso planeta”

2º lugar – Tablet – Escola Rural Municipal Visão do Futuro – Jorge Ricardo Rosa de Oliveira – 1º ano 2º ciclo – O lixo

3º lugar – Brinquedo – Escola Municipal Coronel Santiago Dantas – Cassiele da Silva Grasik – A reciclagem e o meio ambiente

Categoria: Frase

1º lugar – TV 32``- Colégio Bom Jesus – Professora Vanusa Diane Vargas de Cesaro – “Atitudes simples em nosso dia-a-dia podem ajudar a salvar o planeta: reduza, reutilize, recicle... ajude a preservar a vida”

2º lugar – Celular - Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva – Professora Ana Paula Inhaia Stasiak – “Faça sua parte, separe seu lixo e transforme o seu mundo. Não atribua à sociedade uma responsabilidade que primeiramente é sua”