PROERD forma 260 crianças em Chopinzinho

29/11/2016

Hoje o dia foi de festa. O Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência (PROERD) realizou a formatura de 260 crianças do 5º ano da rede Municipal de ensino, no Anfiteatro David Rogos Schimdt. Foram 8 escolas participantes. O programa é uma promoção da Polícia Militar com a Secretaria de Educação.

Realizado há 11 anos em Chopinzinho, e desde 2001 no Paraná, o PROERD integra as ações das políticas públicas que o Estado do Paraná mantém para melhorar a segurança pública, a educação e a saúde a partir da prevenção ao uso e tráfico de drogas. A intenção é evitar que crianças e pré-adolescentes comprometam seu futuro e ingressem num círculo vicioso de decadência de valores e violência.

A instrutora do PROERD Cabo Claudicéia Cevero ressalta que o objetivo é a prevenção. “Trabalhando a prevenção, ele vai se tornar um adulto muito mais responsável, e é por isso que são com crianças do 5º ano, que é uma idade essencial, que nós podemos trabalhar com eles, prevenindo a criança e orientando ela para o futuro. Aqui na formatura é o coroamento, a reunião de todos, de tudo que estamos fazendo aqui”, explica Claudicéia.

Em Chopinzinho já foram mais de 3800 crianças beneficiadas ao longo dos anos. A solenidade de formatura é o momento de valorização da trajetória do aluno, com a presença de diversas autoridades locais e profissionais que atuam na escolas, e, ainda, conta com apresentações dos próprios alunos, como dança e textos, de suas autorias.

O Projeto se desenvolve ao longo de um semestre, com encontros semanais com os alunos. De acordo com o currículo do Programa, as aulas permitem que aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as conseqüências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. Todos os tópicos são ministrados por policiais militares que se tornam educadores sociais.