Projeto Jovem do Futuro entrega certificados para participantes

29/11/2016

Desde agosto de 2016 o Projeto piloto Jovem do Futuro vem acontecendo entre os alunos dos 6º e 7º anos dos Colégios Estaduais José Armim Matte e Nova Visão. Na última sexta-feira, 25 de novembro, no Anfiteatro David Rogos Schimdt, aconteceu o encerramento do projeto, depois de 4 meses de trabalho. Estiveram presentes os alunos participantes, pais, representantes das escolas e Comitê Intersetorial de Saúde Mental.

Na oportunidade, foram mostradas as atividades realizadas e entregues os certificados. Todos os 09 encontros quinzenais aconteceram no período diurno, cada encontro com algum dos setores que compunham o comitê. A enfermeira responsável pelo CAPS, Daniele Verdi, pontua que buscou-se a construção da conscientização. “Esperamos que as ações realizadas tenham servido para conscientizar os adolescentes das consequências de cada decisão tomada ao decorrer da vida, inclusive nessa faixa etária de risco para uso/abuso de álcool e outras drogas. Os resultados serão a longo prazo”, explica Daniele.

O Projeto Jovem do futuro foi uma iniciativa do Comitê Intersetorial, tendo em vista a necessidade de ações de prevenção com adolescentes. O objetivo principal foi despertar no adolescente a sua responsabilidade pelo próprio futuro, pelas escolhas realizadas, pensando desde a forma como organiza seu tempo, o papel da família neste contexto, interesses pessoais, entre outros. Foi visado que eles pudessem desenvolver um olhar crítico sobre a sua forma de conduzir a vida, estimulando uma maior responsabilização pelo seu desenvolvimento.

O Comitê foi composto por representantes de vários órgãos: Secretaria Municipal de Saúde (CAPS); Secretaria Municipal de Assistência Social (CRAS, CREAS, Casalar); Associação Comercial e Empresarial de Chopinzinho – ACEC; Departamento de Esportes; Secretaria Municipal de Educação (APAE); Ministério Público/ Poder Judiciário; Polícia Militar; Conselho Tutelar.

O Projeto Jovem do Futuro, como projeto piloto, apresentou pontos a serem avaliados e vai utilizar a experiência de 2016 para aprimoramentos, melhorias e ajustes para sua realização em 2017.