Formação do Pacto Nacional pela Idade Certa está acontecendo em Chopinzinho

21/11/2016

Aconteceu na manhã de hoje (21) de novembro mais um encontro com os diretores da rede Municipal de Ensino para a Formação do Pacto Nacional pela Idade Certa, os demais encontros são realizados todas as terças-feiras das 19h00 às 22h30min na Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira. A Formação teve início no mês de outubro e seguirá até abril de do próximo ano, totalizando 100 horas.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa1 responde à Meta 5 do Plano Nacional da Educação (PNE) e é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, do Distrito Federal, dos Estados e dos Municípios, desde 2012, para assegurar a plena alfabetização de todas as crianças, no máximo até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Neste ano atualmente o município conta com 08 coordenadores pedagógicos e 40 professores alfabetizadores cadastrados.

Segundo a Coordenadora Luciani Gubert Ferri para esse ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico, “Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes”. Comentou a coordenadora Luciani.

Segundo a Secretária de Educação, Cultura e Esporte Roseli Lorenzi no período de 17 à 21 de outubro as Orientadoras de Estudo Giseli Savio e Clarice Burgerte estiveram em Curitiba para formação.  O Orientador de Estudos tem como função acompanhar a prática pedagógica dos cursistas do PNAIC bem como buscar, junto às instituições formadoras, aos professores da rede e na Internet, recursos e estratégias didáticas que levem à resolução de problemas detectados nas escolas.

Nos dias 03 e 04 de novembro a capacitação com os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) foi para os coordenadores, esta formação visa prepará-los para o desempenho de suas atribuições, que incluem, entre outras, definição de metas de aprendizagem para as escolas; elaboração de relatórios periódicos das atividades desenvolvida; produção de instrumentos de avaliação e acompanhamento do desempenho dos alunos, e planejamento de caminhos que possam promover a melhoria da aprendizagem de forma sustentável e autônoma nos anos subsequentes.