Escola Municipal de Excelência participa do Encontro de Educandos em Coronel Vivida

01/11/2016

Nos dias 28, 29 e 30 de outubro aconteceu no Programa Integração AABB Comunidade de Coronel Vivida o 1º encontro de educandos. O objetivo é de favorecer a integração e possibilitar a troca de conhecimentos e experiências entre as crianças e adolescentes, bem como entre os coordenadores pedagógicos, educadores e colaboradores, por meio de atividades culturais, esportivas e recreativas.

Envolveram-se neste evento, as cidades de Chopinzinho, Palmas, Pato Branco, Dois Vizinhos, Salto do Lontra, União da Vitória, Ubiratã e Coronel Vivida (sede), reforçando os laços que vão de Norte a Sul com um único propósito: Transformar vidas através da educação de qualidade e de ações de igualdade.

O Programa Integração AABB Comunidade resultou de uma iniciativa conjunta da FENABB e da Fundação Banco do Brasil, contando com o indispensável apoio das Superintendências e Agências do Banco do Brasil, dos Conselhos Estaduais das AABB e dos parceiros locais.  A iniciativa visa potencializar a utilização do espaço físico das AABB, que durante a semana, ficam praticamente ociosos recebendo crianças e adolescentes com idade entre os 6 e 18 anos incompletos.

Mais de 250 pessoas reuniram-se para vivenciar e compartilhar experiências, dando uma amostra do que desenvolvem nas áreas esportivas e artístico-culturais. O encontro Iniciou-se na sexta-feira com a recepção das delegações, solenidade de abertura com pronunciamento das autoridades e jantar. No sábado aconteceram as atividades esportivas e recreativas e a noite assistiram no centro cultural a peça teatral intitulada “a revolta dos brinquedos”. No domingo aconteceram as apresentações culturais onde os educandos conduzidos pelos coordenadores e educadores sociais deram um show com suas danças, músicas e teatros, impressionando pelo talento, competência e criatividade. O encontro foi finalizado com o almoço de confraternização.

Como diz Dean William, o importante da educação não é o conhecimento dos fatos, mas dos valores. Dessa forma, todas as ações proporcionadas durante o encontro e no dia-a-dia do projeto em suas respectivas cidades buscam acima de tudo valorizar cada educando repassando valores essenciais para a convivência em sociedade.

Só quem faz parte dessas iniciativas sabe o quanto é importante políticas públicas solidárias. Resgatar uma criança ou jovem, dar a ele educação e amor e vê-lo futuramente atuando na comunidade com sucesso e eficiência são a maior riqueza que um país pode ter.

“Aprender brincando” é uma das práticas do Programa Integração AABB Comunidade, que tem na ludicidade uma das perspectivas de sua atuação.