Portal da Saúde Chopinzinho disponibiliza listas de espera para população

21/10/2016

Desde junho de 2015, o Portal da Saúde Chopinzinho disponibiliza em sua página lista de espera para cirurgias, exames e consultas. As listagens são feitas a partir da emergência do caso, utilizando o código do usuário, presente no cartão do SUS. A página é pública e atualizada diariamente, permitindo a todos os cidadãos acesso e verificação de sua posição na lista e espera. O acesso ao Portal se dá pela página da Prefeitura Municipal de Chopinzinho, pelo botão “Portal da Saúde Chopinzinho”, que fica na página inicial.

De todos os 42 Municípios que fazem parte do Sudoeste do Paraná, Chopinzinho é o único que oferece este serviço. O Projeto partiu da Câmara de Vereadores, e foi encaminhado para o Ministério Público, que, juntos, idealizaram o Portal, em atendimento ao Decreto Nº 7508. Este decreto regulamenta o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde.

“O Portal visa transparência e o legado principal, que é levar informação à população, desmistificando que sempre existia um jeitinho. O Portal é justamente pra isso, para as pessoas estarem asseguradas que o fluxo ocorre conforme fila”, explica o Secretário de Saúde, Ivoliciano Leonarchik. Hoje, a fila de espera depende da especialidade da consulta, exame ou cirurgia, a partir das listas de espera.

O procedimento acontece da seguinte maneira: o médico solicita o exame e ele mesmo classifica a requisição. Os exames de urgência e emergência são autorizados no ato, e os normais entram para fila de espera. Existe também um médico auditor, que avalia continuamente a readequação de prioridade, garantindo que os casos de maior necessidade tenham preferência. As classificações ocorrem conforme Protocolo de Manchester, que é o mesmo utilizado no serviço de atendimento das consultas: normal (azul), urgente (amarelo) e emergência (vermelho).

As listas são abertas para acesso de toda a população. Nos casos de classificação de urgência e emergência, a justificativa consta e pode ser verificada na lista. Também, o Portal oferta o total geral de exames, cirurgias e consultas realizadas no mês anterior. Quem está na lista pode acompanhar sua situação e aguardar, que a própria Secretaria de Saúde entra em contato para o agendamento.