CAPS promove viagem do projeto Transformando Sonhos

13/10/2016

No dia 29 de setembro um ônibus com cerca de 20 pacientes do CAPS fizeram uma viagem a Foz do Iguaçu. A viagem fez parte do Projeto Transformando Sonhos. No período da manhã foi realizado passeio do Parque das Aves e na parte da tarde os pacientes conheceram o Parque Nacional do Iguaçu, retornando à Chopinzinho no mesmo dia. A saída se deu às 2 da manhã, com chegada à meia-noite do mesmo dia.

O Transformando Sonhos foi criado com a intenção de proporcionar a reabilitação físico-mental, o resgate dos aspectos saudáveis, nutrição, continuidade das atividades laborativas, inclusão social e a autonomia. O Projeto consiste em um conjunto de ações que visavam o resgate da autoestima, cidadania, autoconfiança, autorrespeito e socialização, contribuindo na reinserção social e no fortalecimento dos laços familiares e comunitários.

O CAPS

O CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – é um órgão que deve dar cobertura para toda clientela com transtornos mentais severos e persistentes; adultos, crianças, adolescentes e pessoas com problemas decorrentes do uso de álcool e outras drogas. Produtor de autonomia, que convida o usuário à responsabilização e ao protagonismo em toda a trajetória do seu tratamento. São serviços de saúde municipais, abertos, comunitários, que oferecem atendimento diário, realizando o acompanhamento clínico e a reinserção social destas pessoas através do acesso ao trabalho, lazer, exercício dos direitos civis e fortalecimento dos laços familiares e comunitários.