EPIs são entregues aos trabalhadores da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos

07/10/2016

Desde o início do mês de outubro, todos os trabalhadores da Secretaria de Viação e Serviços Urbanos estão trabalhando com os equipamentos de proteção individual específico que cada profissão da pasta necessita. Com um investimento inicial da Administração Municipal de R$ 257.671,40, a intenção é gradualmente equipar todos os servidores da Prefeitura com os respectivos EPI`s.

O Técnico em Segurança do Trabalho da Prefeitura, Fábio André Tavares, explica que os equipamentos são importantes para resguardar a integridade física e na prevenção de doenças ocupacionais.  Neste caso, foi começado por esta secretaria devido à exposição a mais riscos de trabalho. “Os EPI`s visam justamente dar mais qualidade no trabalho, para que o servidor possa aproveitar fora do trabalho. Faremos orientação para motivar o uso”, explica Fábio. Também, será ele quem vai fazer o monitoramento da utilização.

Nesta primeira leva, foram distribuídos luvas, aventais, máscara de solda, respirador, protetor auricular, capacete de segurança, óculos de proteção, calçado de segurança, dentre outros, para 65 servidores do Município. Todos os equipamentos adquiridos através de licitação possuem certificado de aprovação e serão repostos periodicamente.

A não-utilização gera uma notificação para o servidor. Na entrega dos equipamentos, foi realizada reunião para explicar como vai funcionar a partir de agora, com a aquisição dos EPI`s, bem como para orientar. “A obrigação da prefeitura é adquirir e entregar, sem custo, estes equipamento. Porém, a partir de agora passa a cobrar a sua utilização”, salienta Fábio.