Dia do Idoso é comemorado com confraternização em Chopinzinho

05/10/2016

No dia 01 de outubro o Brasil comemora o Dia do Idoso, data marcada para valorização dos idosos. Em Chopinzinho, a ocasião foi lembrada com evento realizado pela Secretaria de Assistência Social, que reuniu mais de 400 idosos do Município, no dia 30 de setembro. No Centrinho do Bairro Nossa Senhora Aparecida, os idosos participaram de dia completo de evento, que contou com palestra show com Deivid Freitas e Vilson Cechetti, almoço gratuito, teatro e matinê. Além da Assistência Social, a Secretaria de Saúde participou com atendimento no local, aferimento de pressão, pesagem e a criação de peça teatral, pelos Agentes Comunitários de Saúde.

“Foi um dia de comemoração, especial, mas também para chamar atenção para que a gente possa fazer uma reflexão de como estamos tratando nossos idosos, tanto para o poder público como para as famílias”, diz o Prefeito Municipal, Rogério Masetto, lembrando que a agressão a pessoa idosa não se resume ao bater, mas também ao deixa-los em segundo plano e não ofertar a devida atenção. O Secretário de Assistência Social, Valmor Telles Mendes, explica que o evento foi fruto de parceria entre os Clubes de Idosos do Município, Assistência Social e Saúde e que a opção por comemorar um dia antes se deu por causa do período eleitoral.

A programação foi pensada pelos dois CRAS do Município, com sugestões dos próprios idosos, que enfatizaram a realização do matinê. O evento esteve aberto a todos os idosos que quiseram participar. A psicóloga do CRAS e uma das organizadoras do evento, Lidiane Ambrosine, ressalta que viram satisfação por parte dos idosos, que estavam satisfeitos em participar de um dia em sua homenagem.

Esteve também presente no evento a Deputada Federal Leandre Dal Ponte, vice-presidente da Comissão Permanente de Defesa do Idoso na Câmara Federal. Na ocasião a deputada destacou que o Município vem adotando várias ações de valorização do idoso, como também foi o caso do Dia do Idoso. “É uma iniciativa fantástica, porque as pessoas da Terceira idade tem pouca oportunidade de sair de casa e elas precisam ser motivadas para isso. Chopinzinho hoje está muito próximo de se tornar reconhecido pela Organização Mundial de Saúde como cidade amiga do idoso”, salientou Leandre.