Agente de Desenvolvimento de Chopinzinho participa de treinamento em Pato Branco

01/07/2016

Vinte e seis servidores públicos municipais que atuam em Salas do Empreendedor das regiões sudoeste e oeste do Paraná participaram, de 21 a 24 de junho, do Curso Avançado de Agente de Desenvolvimento. Promovido pelo Sebrae/PR, a capacitação ocorreu no auditório da regional Sudoeste, em Pato Branco. A intenção é preparar ainda melhor os Agentes de Desenvolvimento (ADs) para atuação em seus respectivos municípios. De Chopinzinho, a funcionária Francineli Dalmolin participou dos dias de curso. Além de Chopinzinho, outros 19 municípios estiveram representados com seus participantes.

O consultor do Sebrae/PR e gestor do projeto Cidade Empreendedora, Gerson Miotto, explica que o curso prepara os ADs para atendimento nas Salas do Empreendedor. “Seguindo a estratégia do Sebrae/PR, estamos preparando os participantes para uma visão mais sistêmica e crítica do desenvolvimento territorial e das cidades, aptos para os desafios de atuar como indutores do desenvolvimento”, relata Miotto.

Francineli Dalmolin trabalha como agente de desenvolvimento da Sala do Empreendedor de Chopinzinho desde abril de 2016 e analisa que está saindo com outra forma de ver o trabalho como AD. “Antes, eu tinha uma visão minimalista. Depois do curso, tenho uma visão mais abrangente quanto à articulação, negociações, elaboração de projetos. Agora, sei como analisar os indicativos econômicos e estou motivada para melhorar os projetos em andamento e promover inovações”, explica Francineli.

Na visão do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, André Budine, treinar os agentes de desenvolvimento em suas próprias atividades proporciona crescimento a todos. “Quem ganha com isso é a população, que quando busca a sala do empreendedor encontra um AD preparado para atender, pensar e promover uma política de desenvolvimento para contribuintes e para o Município”, complementa André.