Festa Junina do CRAS Nª Senhora Aparecida reuniu grupos do Dia do Bairro e Projeto dos Idosos

01/07/2016

Ontem, 30 de junho, mais de cem pessoas se reuniram em festividade junina no Centrinho do Bairro Nossa Senhora Aparecida, promovido pelo CRAS do Bairro. A festa contou com brincadeiras, danças, comidas típicas, música e distribuição de brindes. Estiveram reunidos os grupos do Dia do Bairro e do Projeto de Idosos, (Viver Bem).

O Secretário de Assistência Social, Valmor Telles Mendes, também esteve presente no evento, além da equipe do CRAS que ajudava na organização. “A Secretaria apoia festividades como essa, por entender que estes momentos são importantes para a convivência e fortalecimento dos grupos”, afirma Valmor. A psicóloga, responsável técnica pelo CRAS, Fabiana Pozza, explica que estes momentos festivos são uma valorização dos participantes e se configuram em importantes momentos de integração. “Procuramos todo fim de semestre fazer uma confraternização maior, que envolva mais grupos e atividades, promovendo interação e integração, o que fortifica a participação nos grupos”, complementa Fabiana.

Ambos os projetos, Dia do Bairro e Projeto dos Idosos Viver Bem, tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários. É voltado para as mães de família e acontece toda quinta-feira, no próprio CRAS, congregando de 2 a 3 bairros diferentes por vez.

Já o Projeto de Idosos acontece quinzenalmente e com parceria com o Departamento de Esportes. São atendidos grupos de média e terceira idade, no Centrinho do Bairro Nossa Senhora Aparecida.  Nos encontros, são realizadas 2 horas de atividades físicas e lúdicas, ministrado pelo professor de educação física, Marcos Castro, e mais 1 hora de palestra e recreação, promovidas pela técnica do CRAS.

Como a assistente social, Rosani Checelski, sintetiza a respeito do desenvolvimento dos projetos: “são desenvolvidos principalmente em grupos buscando a participação da família para promover orientações e prevenir situações de vulnerabilidade ou violência”. Os interessados em participar dos projetos podem se dirigir ao seu CRAS de referência para saber mais detalhes.