Local de leilões de gado do Município recebe obras de melhorias

10/06/2016

O local de leilões de gado do Centro de Eventos está passando por reformas, que iniciaram neste mês de junho. As obras são fruto da parceria entre a Administração Municipal, através da Secretaria de Agricultura, Departamento de Planejamento e convênio com a SEAB - Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento. Todo ano, cerca de 5 leilões são realizados pela Sociedade Rural de Chopinzinho no espaço. Serão mais de 1400 m² de obras, que tem previsão de serem concluídas em agosto.

Os recursos investidos na reforma somam R$ 140.000 advindos de Convênio com a SEAB e R$ 19.064,91 de contrapartida de recursos próprios do Município. Além disso, a própria Sociedade Rural executou obras preliminares necessárias para posterior implantação da cobertura do local. Segundo a Secretária de Agricultura, Luci Baraldi, a reforma vai propiciar maior conforto para quem trabalha nos leilões e, também, para os próprios animais que hoje permanecem à céu aberto nos eventos. “O gado tem atingido valores expressivos, então é importante este incentivo para que a cadeia produtiva seja valorizada e os pecuaristas se sintam motivados a produzir mais no nosso Município”, explica Luci.

O objetivo da obra é atender a necessidade apresentada nos leilões, que representam importantes momentos de comercialização do gado dos pecuaristas locais, que vêm investindo na melhoria genética e qualidade do rebanho. Hoje, segundo a ADAPAR – Agência de Defesa Agropecuária do Paraná, o rebanho bovino de Chopinzinho é de aproximadamente 60.000 cabeças, destas, 20% de gado leiteiro.