Secretarias e a empresa CTR3 iniciam projeto de separação do lixo reciclável nas escolas

01/06/2016

Em parceria, as Secretarias de Educação, Agricultura e Meio Ambiente e Saúde, e a empresa CTR3 neste dia 01 de junho, implantam o projeto “Roda da Reciclagem: Faço, Separo, Transformo”. Este projeto será desenvolvido durante este ano em todas as escolas municipais e particular do município. No final do projeto serão premidas as escolas, professores e alunos.

O projeto tem o objetivo de promover à consciência ecológica, capaz de despertar o interesse dos alunos através da produção do lixo reciclável e da separação e destino correto do lixo produzido, contribuindo assim cada vez mais com a preservação do meio ambiente e melhoria da qualidade de vida.

Segundo a Secretária de Educação Roseli Lorenzi, este projeto quer incentivar e ensinar os alunos em como proceder no seu dia a dia com o lixo produzido na sua própria casa. “Fomos procurados no ano passado pelos representantes da Empresa CTR3, que é a prestadora do serviço de coleta, separação e destinação correta do lixo do nosso município, onde nos apresentou a proposta de fazermos uma parceria para a realização do projeto”, conta Roseli. Este projeto será realizado de forma um pouco diferente dos projetos já realizados, funcionando através de um cronograma repassado pelas escolas, deixará os bags de coleta nas próprias escolas, onde os alunos trarão de casa o lixo reciclado e limpo. Quando estiverem cheios, a empresa vem, faz a pesagem da quantidade de lixo arrecadado e a retirada do bag. As escolas poderão realizar a coleta até o mês de outubro e a escola que arrecadar a maior quantidade em quilos de lixo será premiada.

A Secretária de Educação complementou que além das escolas, serão premiados os professores que irão concorrer na modalidade de melhor frase, e os alunos nas modalidades de melhor redação e desenho. O projeto conta com parceria da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que acompanharão os alunos e professores nas visitas a usina de triagem e farão também as palestras nas escolas quando solicitados. E com a Secretaria de Saúde, que realizará palestras sobre a importância da coleta seletiva de lixo, incluindo o lixo hospitalar, dando enfoque às doenças causadas pela falta de saneamento básico e acúmulo de lixo em lugares impróprios, que favoreçam a proliferação de moscas, ratos e outros transmissores de doenças.