Vigilância Sanitária inaugura novo espaço

03/05/2016

Aconteceu a Inauguração do novo espaço da Vigilância Sanitária de Chopinzinho, no último dia 29 de abril. O novo espaço é uma das séries de mudanças ocorridas desde 2013, que envolveu realização de concursos e compras de veículos, culminando com ampliação da estrutura física. Estiveram presentes as equipes que vão trabalhar no local, autoridades locais e população em geral.

“Procuramos evidenciar o serviço da vigilância, sendo que ela hoje tem um papel fundamental, não só na questão de vistoria e fiscalizações, mas de orientação a nossa comunidade” diz o Secretário de Saúde de Chopinzinho, Ivoliciano Leonarchik. O Secretário explica que esta inauguração faz parte de mudanças que vem sendo realizadas na atenção básica e especialidades, e que culminou com o novo espaço para a vigilância. O setor passou de 5 trabalhadores em 2013 para 13 profissionais diretamente ligados à vigilância. Além destas 13 pessoas, em parcerias com a atenção básica, que são as inserções dos agentes comunitários de saúde, passam de 40 profissionais trabalhando em ações da vigilância em saúde.

Na oportunidade da inauguração, o Prefeito Rogério Masetto autorizou o processo licitatório para dois novos carros para a Secretaria de Saúde, um para a vigilância no valor de R$ 59.000 e outro de R$ 79.000 para o CAPS. Ambos os carros serão comprados com recursos próprios, que já se encontram em caixa, fruto de economia da pasta feita do início de 2016 até agora.

O novo endereço da Vigilância Sanitária é Rua Coronel Santiago Dantas, 4681. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 7:30 as 11:30 e das 13:00 as 17:00.

Ações da Vigilância

Em 2016, serão realizadas visitas domiciliares em combate a dengue, chikungunya e zika, atingindo 100% dos imóveis. Também, quinzenalmente acontecem trabalhos em pontos estratégicos, atingindo 336 visitas ao ano em combate a estas doenças. Nas rádios, há os trabalhos de orientação educativos, bem como nas escolas.

Quanto às coletas de amostras de água, são 11 amostras recolhidas mensalmente, cobrindo área rural e urbana do Município. As inspeções em comércios de alimentos continuam, cobrindo diversos ramos alimentícios.

A vigilância, além dos exemplos citados, realiza acompanhamento do saneamento básico, gerenciamento de coleta de resíduos de saúde, do Programa Saúde do Trabalhador e distribuição do Programa Leite das Crianças.