Projeto Pró-alimentos Chopinzinho é apresentado a microempresários de alimentos

29/04/2016

No dia 26 de maio se reuniram na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia os Microempreendedores da área de alimentos (doces e salgados), quando tiveram a oportunidade de conhecer o projeto desenvolvido específico para sua área de atuação. Com o curso, poderão se aprimorar e receber certificação, em uma realização da Administração Municipal através desta Secretaria. Esta fase foi de sensibilização dos microempresários, para que conheçam a iniciativa, intitulada “Pró-alimentos Chopinzinho”. Doze empresas estiveram presentes na ocasião.

“O projeto surgiu porque começamos a observar que as empresas passam por algumas dificuldades, quer seja na área técnica em que atuam, quer na área de gestão”, explica o Secretário da pasta André Budine. Foram buscados parceiros para que os cursos ministrados sejam condizentes às realidades apresentadas. Deste modo, serão trabalhados três eixos principais ao longo do curso: saúde alimentar, gestão e aperfeiçoamento.

A parte de saúde alimentar será trabalhada em conjunto com a Vigilância Sanitária, para adequação de cozinhas e para que os produtos atendam a legislação vigente. Em parceria com a Unicentro, buscaram o programa Bom Negócio Paraná, para que pudessem qualificar estes empresários a fazerem a gestão de seu negócio. E, com o SENAI, buscaram cursos de aperfeiçoamento na área técnica – confeitaria, doces e salgados, e, em específico, um de rotulagem de produtos, para atender as demandas da legislação em termos de informações que devem constar nestes rótulos. O Rotary, em parceria, cederá sua cozinha onde será ministrado o curso.

O Secretário André Budine pontua que o projeto vem ao encontro dos objetivos da secretaria em oportunizar crescimento das empresas e de realizar assessoramento das mesmas. “A realização deste projeto possibilita que tenhamos empresas no futuro se desenvolvendo e crescendo, dando sustentabilidade às suas famílias e suporte para que elas possam crescer”, diz André. O lançamento do projeto acontece no dia 03 de maio, no auditório da Prefeitura. Serão três encontros por semana, que seguem até dezembro, quando os participantes que concluírem o curso receberão um selo, que será colocado em seus produtos, que indica aprimoramento de sua empresa.

Os interessados em participar que não tem cadastro na Secretaria, ainda podem se inscrever, se dirigindo até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Tecnologia, onde receberão mais informações a respeito do Pró-alimentos.