Você está em >

Notícias

Campanha de vacinação da gripe terá dia D no próximo sábado

28/04/2016

Iniciou dia 25 de abril, em todo o Estado do Paraná, a Campanha de Vacinação contra a Influenza. Os grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, munidos de carteira de vacinação e cartão do SUS, no horário normal de atendimento. O Município tem um total de 5201 pessoas aptas a serem vacinadas, sendo que 22% destas já foram imunizadas.

O dia D acontece no dia 30 de abril, sábado. A enfermeira Lídia Posso Simionato, da Vigilância Epidemiológica, explica que neste dia o objetivo é vacinar em massa as pessoas do Município. No sábado, estarão funcionando a Unidade de Saúde Central, do Bairro Frei Vito, Bairro Nossa Senhora Aparecida e o estacionamento do Supermercado Cenci.  Os quatro pontos ofertando a vacina ficarão abertos das 8:00 as 11:30 e das 13:00 as 17:00.

Os grupos prioritários para receberem a vacina são: Idosos acima de 60 anos; Crianças de 6 meses a menores de 5 anos; gestantes e puérperas até 45 dias após o parto; trabalhadores de saúde de serviços públicos e privados; povos indígenas; populações privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional; pessoas com idade entre 5 e 59 anos portadoras de doenças crônicas e condições especiais. Quem é portador de doença crônica deve apresentar pedido médico para recebimento da vacina.

A enfermeira Lídia frisa ainda que a gripe é a influenza em si, e que os vacinados podem ter resfriados, não gripe. A imunização fornecida é trivalente, prevenindo contra os tipos de influenza A, B e C. “A vacinação é a técnica mais importante na prevenção do impacto da circulação do vírus da influenza que nós temos, por isso é importante que as pessoas procurem se vacinar o quanto antes”, explica Lídia. Como complemento, as medidas de precaução de higiene seguem necessárias, já que somente os grupos de risco recebem a vacina. A meta é de que sejam vacinados no mínimo 80% das pessoas que estão no grupo de risco no Município de Chopinzinho.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho