Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS inicia Oficina de Música e Muay Thai para adolescentes em medidas socioeducativas - PAEFI

05/04/2016

Começaram no dia sete de março as Oficinas de Música e Muay Thai, voltadas à adolescentes em medidas socioeducativas do PAEFI – Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos. Hoje são cerca de 25 adolescentes participando das oficinas, com previsão de alcançar 60 até o final do ano, sendo 15 a 20 adolescentes por turma. O projeto tem previsão de duração de um ano, quando poderá ser renovado. “Estamos tendo resultados positivos, uma adesão dos adolescentes bem satisfatória, que além de aprenderem música e luta, também vão desenvolver o respeito, a educação, a convivência e os laços familiares” conta a coordenadora do CREAS, a Assistente Social Ana Cláudia de Camargo.

As oficinas atendem adolescentes de 12 a 18 anos, podendo se estender até os 21 anos. As oficinas de música acontecem na segunda-feira, na parte da manhã e tarde. Já o muay thai é duas vezes na semana, terça e quinta-feira, durante todo o dia. Há sempre um técnico acompanhando as atividades, além dos professores, e é fornecida alimentação. Cada aluno que participar e concluir o Curso receberá certificado no final.

A ideia das oficinas surgiu com a reformulação que aconteceu em 2016 no CREAS – Centro de Referência especializada em Assistência Social, quando houve mudança nos espaços, programas e projetos. Dentro do PAEFI tem o SINASE, Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo, já que o município e o setor de justiça, social, educação e de saúde, precisa criar um plano municipal de medidas socioeducativas. Como as medidas socioeducativas tem que ter um caráter lúdico, cultural, social, foi realizado pesquisa junto ao grupo de famílias que são atendidas do PAEFI, que optaram pela oficina de muay thai e a oficina de música surgiu através do Convenio 061/2013 do PAEFI.  “Buscamos trazer toda a família para o grupo de familiar que acontece nas quartas-feiras. Tentamos atender a toda a família, com um conjunto de ações para superar estas dificuldades de violência, de omissão, de violação de direitos, de ato infracional”, explica Ana Cláudia.

O trabalho dentro da Secretaria de Assistência Social é dividido entre proteção social básica e proteção social especial. No CREAS é realizada a proteção social de média complexidade – indivíduos e famílias que são atendidas e vivenciam ou vivenciaram situações de violência, violação de direitos, abandono, ou de quebra de vínculo familiar. Além de adolescentes em medidas socioeducativas, são trabalhados com grupos: de famílias, crianças e adolescentes.