Crianças do Município visitam Ecoexpresso, onde aprendem sobre processos que a água passa

18/03/2016

Das 8 até às 17 horas do dia de hoje (18 de março), diversas crianças da cidade de Chopinzinho poderão visitar o ônibus Ecoexpresso, da Sanepar. A visitação é voltada para crianças a partir do 4º ano do Ensino Fundamental. Foram convidadas alunos das redes municipais, estaduais e particular da cidade. O ônibus conta com dois monitores guiando a visita, treinados pela Sanepar.

O Ecoexpresso é um recurso do Programa de Educação Ambiental da Sanepar com a comunidade, equipado com maquete, vídeos e painéis de informações do Saneamento Ambiental nos 4 eixos: água, esgoto, drenagem urbana e resíduos sólidos. O ônibus integra o projeto “Proteção do rio ao rio”.

A Secretária de Educação, Édina Accorsi, destacou que as crianças terão oportunidade de conhecer alguns processos pelos quais a água passa. “Este tipo de visita é importante porque as crianças já tem o conhecimento na teoria de sala de aula - de todo o processo de captação de água e demais procedimentos. Para eles é mais uma oportunidade de assimilar o conteúdo, vendo a parte prática dos caminhos da água” afirma.

Durante a visita, é possível conhecer os processos de abastecimento com água tratada e de coleta e tratamento de esgoto por meio de uma grande e detalhada maquete. O cenário em miniatura também demonstra como é feita a produção de energia renovável a partir das estações de tratamento de esgoto e o tratamento adequado dos resíduos sólidos urbanos.