Obras de novo Centro Municipal de Educação Infantil iniciam na próxima semana

15/03/2016

Inicia na próxima semana a construção do novo Centro Municipal de Educação Infantil – Proinfância, que vai ficar ao lado da Escola Municipal Coronel Santiago Dantas. As novas instalações terão 1.510 m² e atenderão 188 crianças no tempo integral. “Hoje Chopinzinho conta com cinco CMEI`s, atendendo mais de 550 crianças por dia. Com as novas vagas que o projeto vai criar, o município aumenta em 35% o número de vagas ofertadas, atendendo a demanda existente”, conta a Secretária de Educação Édina Accorsi.

A licitação para construção aconteceu no dia 29 de fevereiro, com um total licitado de 1.673.215,40, vindos do Governo Federal, através do programa Proinfância.  O terreno já está sendo preparado para o início dos trabalhos.

Melhorias nas escolas

Além do novo CMEI, a administração municipal vai reformar a Escola Municipal Maria Evanira e o CMEI da Excelência. As obras são para melhoramentos na estrutura e se realizarão com recursos próprios da Prefeitura Municipal de Chopinzinho.

Édina Accorsi ressalta que desde que assumiu a nova gestão foram percebidas algumas dificuldades nas estruturas físicas das Escolas Municipais e CMEI`s”, dentre elas, se destaca o problema de chuva e goteiras nos ambientes. “Estas dificuldades, sabemos que não são de hoje, mas a partir do momento que a gente assumiu, procuramos algumas soluções para melhorar estes espaços”, expõe.

Na Escola Maria Evanira ocorrerá a troca da cobertura dos dois blocos da escola e a cobertura do saguão da parte central, que hoje é descoberta. A licitação para a obra acontece no dia 30 de março, com um custo aproximado de R$ 73.000.

Já o CMEI da Excelência – onde 123 crianças são atendidas no tempo integral -, será remanejado para outro espaço com instalações mais adequadas, já que no momento o espaço ocupado apresenta dificuldades. Esta obra está com o projeto em fase final, para posterior aprovação e realização de licitação.

O CMEI de Excelência será remanejado para onde hoje é a biblioteca da Universidade Estadual do Centro-Oeste, que será completamente reformada para atender às crianças. “Nesta biblioteca, que é um espaço muito amplo, vamos construir as salas de aula – salas maiores, com refeitório adequado, cozinha e banheiros adaptados para os pequenos, solário, enfim, toda a infraestrutura necessária”, explica Édina. A biblioteca será alocada em um dos mini-auditórios, ficando mais próxima das salas de aula utilizadas pela instituição.