Secretaria de Saúde do Munícipio de Chopinzinho faz levantamento de exames e consultas esquecidos pelos pacientes

10/03/2016

A Secretaria de Saúde fez um levantamento de exames e consultas feitos a pacientes usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que não comparecem as consultas ou que não retiram seus exames, só neste ano de 2016 aproximadamente 20 mil reais em exames não foram retirados e 120 consultas agendadas não tiveram o comparecimento dos pacientes.

Segundo o Secretário de Saúde Ivoliciano Leonarchik, exames como biópsias, ultrassom, raio x, ressonâncias , foram deixados de lado pelos pacientes, “A  demanda dos nossos serviços está aumentando cada vez mais, e pela questão financeira que a gente vem presenciando, e ao mesmo tempo a gente observa o descaso por alguns usuários, lembrando que aqui são utilizados recursos próprios do Município de Chopinzinho, gostaria de trazer a comunidade de Chopinzinho e fazer uma prestação de contas, onde só neste ano são 20 mil reais de exames realizados que as pessoas não vieram buscar, e a outra situação preocupante são os pacientes faltosos, nós tivemos no ano de 2015 mais de 340 pessoas que foram agendadas as consultas e que não compareceram, e neste anos de 2016 já são 120 pessoas que marcaram e não vieram e assim deixamos de atender as outras pessoas que nos necessitam”. Frisou o secretário.

Medidas

Diante disso a Secretaria de Saúde levou esta preocupação ao Conselho Municipal de Saúde, onde teve o respaldo por unanimidade do conselho para que as seguintes medidas fossem providenciadas, “A partir de então a providência tomada será que as pessoas que não avisarem até 03 dias antes da consulta o não comparecimento do paciente, o mesmo será devolvido para a fila de espera e reagendado 120 dias depois, essa é a maneira que estamos buscando para nós moralizarmos este serviço que é tão importante para as pessoas, mas que infelizmente não estão sabendo utilizar”. Complementou Ivo.