Rede de Atendimento a Erradicação do Trabalho Infantil faz uma análise sobre os trabalhos realizados no ano de 2015

17/12/2015

Aconteceu na manhã desta quarta-feira (16), nas dependências do CEOCA, a reunião da Rede de Proteção ao Trabalho Infantil. Estiveram presentes os representantes da Secretaria de Assistência Social, Educação, Saúde, Agricultura e Conselho Tutelar.

Esta ação é desenvolvida pela Organização Internacional do Trabalho em paralelo com o Governo Federal, para a erradicação do Trabalho Infantil. Chopinzinho no último senso, com pesquisa realizada nos domicílios do município apresentou dados elevados de crianças e adolescentes em trabalho infantil, a partir desse índice preocupante para o Governo Federal e Municipal, no ano de 2014 o município assumiu um pacto com o Governo Federal a serem executadas ações para a erradicação do trabalho infantil.

Segundo a secretária da Assistência Social Eliana Piaia, este é um trabalho de longa data, “Este trabalho não de iniciou em 2015, este é um trabalho que todos os anos nós temos no dia 12 junho o dia do Combate e a Erradicação do Trabalho Infantil, porém em virtude dos dados apresentados pelo IBGE e do pacto firmado com o Governo Federal, o município de Chopinzinho desenvolveu um plano de ações até 2017 para ações específicas ao combate e a erradicação do trabalho infantil, e hoje estamos nos reunindo para fazer uma analise dessas ações feitas em 2015, para avaliarmos os pontos positivos e negativos, o que precisamos melhorar nas nossas ações para alcançarmos os objetivos estabelecidos”.

O coordenador do projeto, Egon Griesang, destacou algumas ações feitas durante esse ano de 2015, “Nós trabalhamos com este tema tão importante aqui em Chopinzinho neste ano, para que as pessoas compreendam realmente o que é o trabalho infantil, o que a criança pode ou não fazer, para que as pessoas não partam daquele senso comum de que a criança não pode fazer nada, então foram desenvolvidos diversos materiais como banners, folders, placas e a capacitação com a rede de trabalho. Nós começamos as reuniões de elaboração e coordenação dos trabalhos em agosto deste ano, onde intensificamos a campanha nos meses de agosto, setembro, outubro e novembro. E hoje com esta mesa redonda que estamos fazendo, podemos avaliar o que foi bem aproveitado e poder coletar novas ideias para os novos trabalhos que virão”.

Para o ano de 2016, a Secretaria de Assistência Social já programou a continuidade dos trabalhos já realizados neste ano, para 2016 o trabalho será intensificado diretamente com a população, para isso serão realizadas palestras e conversas, para debater e esclarecer sobre o que realmente é o trabalho infantil.