Orientadoras de estudo do PNAIC de chopinzinho realizam segunda etapa de formação na UFPR

09/10/2015

As professoras Gisele Savio e Clarice Burgert participaram de uma semana de formação em Curitiba, promovida pela UFPR, sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Orientadores de estudo de todo o Paraná se reúnem nestas oportunidades para troca de experiências e profundo estudo do material que é utilizado no PNAIC.

Neste ano de 2015, a ênfase da formação é nas áreas de Geografia, História, Ciências e Arte e na retomada de Alfabetização em Língua Portuguesa e Matemática. “Em Chopinzinho, os encontros de formação continuada são semanais; consistem sempre em momentos de riquíssima troca de experiências, leitura, análise de textos e muita reflexão sobre a prática”, explicou a secretária de Educação e Cultura, Edina Accorsi.

O Ciclo da Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tempo sequencial de três anos (seiscentos dias letivos), dedicados à inserção da criança na cultura escolar, à aprendizagem da leitura e da escrita, à ampliação das capacidades de produção e compreensão de textos e à ampliação do universo de referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento.

De acordo com a secretária, trata-se de uma política educacional mais aprofundada, pois reúne três vertentes indispensáveis para o seu êxito: “o processo de formação continuada, de avaliação e a disponibilidade de materiais didáticos nas escolas, para o uso do educador e do aluno. Ressalta-se a importância da continuidade na formação e avaliação, para poder identificar pontos positivos que serão reforçados e fragilidades que serão corrigidas, sempre visando o objetivo maior: a aprendizagem das crianças”, comentou.