Você está em >

Notícias

Dia da Inclusão Social foi realizado em Chopinzinho

25/09/2015

O Dia da Inclusão Social e Profissional das Pessoas com Deficiência e Beneficiários Reabilitados do INSS foi realizado na sexta-feira, 25, nas dependências da Secretaria Municipal de Indústria e Comércio e Agência do Trabalhador de Chopinzinho. O secretário municipal e gerente da Agência, André Budine, explica que o “Dia D” é uma mobilização nacional promovida pelo Ministério do Trabalho e Emprego e tem o objetivo de reunir em um mesmo espaço empresas e trabalhadores candidatos com a finalidade de ofertar oportunidades de trabalho ao público com alguma deficiência ou o cidadão que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social – INSS.  “Nossa prioridade é a promoção da inclusão e da igualdade, por este motivo agimos de maneira a aproximar nosso público alvo de nossas empresas com vagas disponíveis”, disse. 

 

A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades. Esta mobilização, segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, ocorre devido ao fato de mesmo com todo o trabalho de sensibilização realizado junto às empresas, ainda é possível observar uma grande resistência e preconceito em empregar esse tipo de mão-de-obra.

 

 

O Dia D realizou em Chopinzinho, no primeiro momento, o cadastramento dos trabalhadores foi realizado. Na sequência, técnicos da Agencia do Trabalhador forneceram informações e orientações sobre os direitos dos trabalhadores com deficiência e reinserção no mercado de trabalho para os e beneficiários reabilitados do INSS. O terceiro momento do Dia de Inclusão foi marcado pela realização de entrevistas com empresas que disponibilizam vagas aos portadores de deficiência.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho