Capacitação com foco na erradicação do trabalho infantil foi realizada

05/09/2015

Um curso de capacitação, com foco nos meios de erradicação do trabalho infantil, foi realizado na segunda-feira, 31, no Anfiteatro Municipal David Rogos Schimitz de Chopinzinho.

Voltada aos agentes que compõe a Rede de Proteção dos Direitos da Criança e do Adolescente, a capacitação contou com a presença de 127 pessoas, incluindo, todos os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social - SUAS de Chopinzinho, Agentes Comunitários de Saúde, Professores e Diretores, bem como convidados dos municípios de Saudade do Iguaçu, Sulina, Itapejara D`Oeste, Palmas, Honório Serpa, Coronel Vivida e técnicos da Secretaria de Desenvolvimento e Família de Pato Branco - PR.

A palestra foi ministrada por Marcia Helena Carvalho Lopes, que foi professora do curso de Serviço Social da UEL por mais de 30 anos; foi Secretária Nacional de Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS; foi Ministra de Estado do Desenvolvimento Social dos países da América Latina e Caribe, pelo BID em 2007; foi Consultora Nacional e Internacional na área de Políticas Públicas e Gestão, por organismos internacionais do Sistema ONU, União Européia, FAO, UNICEF, União Européia e BID; entre outros.  “A palestrante fez uma análise do contexto histórico das políticas públicas, antes e após a constituição federal de 1988 e promoveu a reflexão do papel da rede intersetorial que promove diariamente a proteção às crianças e adolescentes”, disse a secretária de Assistência Social, Eliana Piaia.

Eliana destacou ainda que, promover capacitações está preconizado pelo SUAS e para que seja possível compreender todos os mecanismos de erradicação do trabalho infantil, é necessário que as equipes tenham a disposição todas as informações necessárias, capazes de estruturar o trabalho e alcançar os objetivos estabelecidos.