Campanha Agosto Azul promoveu momentos de mobilização e orientação

28/08/2015

Dois importantes momentos de mobilização, relacionadas à prevenção e saúde do homem, foram realizadas nesta semana.

Na terça-feira, 2, no período da tarde um encontro com mais de 100 homens foi realizado pela Secretaria de Saúde. Na ocasião, o prefeito de Chopinzinho, Rogério Masetto, discorreu sobre o tema da campanha neste ano que é a intoxicação por agrotóxicos. “Sabemos que atualmente é impossível trabalhar com agricultura e pecuária sem fazer uso de defensivos agrícolas, o que ocorre é que estes produtos são potencialmente perigosos e podem causar danos à saúde de pessoas. Por este motivo, a Administração está realizando o exame de colinesterase, que detectar situações de envenenamento com produtos tóxicos no organismo”, explicou.

Os dois encontros foram marcados pela realização de palestras que trataram do assunto tema da Campanha. “Além da questão dos agrotóxicos, estamos orientando com relação à importância da realização do exame de câncer de próstata que atualmente é uma das doenças que mais mata homens no Brasil. São dois exames muito importantes para a prevenção da saúde dos homens e aproveitamos a ocasião para convocar os homens que ainda não agendaram seus exames que procurem a Secretaria de Saúde”, disse o secretário Ivo Leonarchik.

A segunda mobilização ocorreu na noite de quinta-feira, 27. O encontro promovido pela Assistência Social, através da equipe do CRAS do bairro Nossa Senhora Aparecida, foi realizado no Centro Comunitário do bairro. A coordenadora do CRAS e psicóloga, Fabiana Rotta Pozza, contou que o encontro teve foco na orientação quanto à importância da prática de atividades físicas e hábitos saudáveis para a manutenção da saúde do homem. “Além da palestra, procuramos promover um momento de interação e confraternização entre os presentes. Para isso, contamos com a participação de um educador físico da Secretaria de Esportes que orientou as atividades recreativas”, disse.

A Campanha Agosto Azul é desenvolvida pela Administração Municipal de Chopinzinho através das Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social, Agricultura e de Esporte.