Você está em >

Notícias

Coordenadoras e Orientadoras do PNAIC passam por capacitação em Curitiba

13/08/2015

Nesta semana, a secretária de Educação, Edina Accorsi e as professoras responsáveis pela coordenação e desenvolvimento do PNAIC em Chopinzinho, participaram de uma etapa de capacitação na capital Paranaense.

 

Segundo Edina, o município aderiu ao o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC e desenvolve a formação desde 2012. “São duas turmas de professores alfabetizadores, cada uma tem seu Orientador de Estudos que também recebe formação específica da Universidade Federal do Paraná, a qual ao final do processo certificará os orientadores e os cursistas”, disse.

 

O curso é estruturado para permitir a reflexão sobre a prática docente, socialização das atividades realizadas, leituras e discussões de textos teóricos, análise de atividades destinadas à alfabetização e planejamento de atividades a serem realizadas nas aulas.Os encontros são sempre muito produtivos e consistem sempre em momentos de riquíssima troca de experiências”, observou a coordenadora do PNAIC, Alexsandra Bonato Cambruzzi.

 

A coordenadora explicou também que o Ciclo da Alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental é um tempo sequencial de três anos (seiscentos dias letivos), dedicados à inserção da criança na cultura escolar, à aprendizagem da leitura e da escrita, à ampliação das capacidades de produção e compreensão de textos orais em situações familiares e não familiares e à ampliação do universo de referências culturais dos alunos nas diferentes áreas do conhecimento. “Ao final do ciclo de alfabetização, a criança tem o direito de saber ler e escrever. Garantir esse direito de alfabetização plena a todas as crianças até os 8 anos de idade: esse é o desafio do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa-PNAIC”, concluiu.

 

 

            De acordo com a secretária de Educação, no ano de 2015 e 2016, a formação retoma Letramento e Alfabetização Matemática (Português e Matemática); e aprofunda-se, com enfoque interdisciplinar, nas áreas de Arte, Ciências da Natureza e Ciências Humanas. “A capacitação para as orientadoras de estudo do PNAIC em Chopinzinho, Clarice S. Burget e Gisele Savio, acontece durante toda esta semana”, disse.



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho