Campanhas contra a Poliomielite e de Multivacinação iniciam no sábado, 15

13/08/2015

Inicia neste sábado, 15, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para atualização de Caderneta de Vacinação, no município de Chopinzinho. Segundo a enfermeira responsável pelo setor de epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Lídia Posso Simionato, a campanha inicia com um dia de especialmente dedicado a divulgação e mobilização. “Ambas as campanhas serão realizadas de 15 a 31 de agosto”, disse.

Lídia mencionou ainda que esta será a 36ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e neste ano comemora-se o 26º ano sem a doença no país, estando livre do poliovírus desde 1990. “Nosso objetivo é vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade, mantendo desta forma elevadas coberturas vacinais de forma homogênea em todos os municípios, e assim, evitar a reintrodução do vírus selvagem da poliomielite no país”, destacou.

O grupo alvo para a Campanha de Multivacinação para Atualização do Esquema Vacinal são as crianças menores de 5 anos de idade que estão com a caderneta de vacinação desatualizada. “Nessa ocasião, serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, disse.

As Unidades de Saúde Central e do Bairro Nossa Senhora Aparecida estarão abertos das 08:00 as 11:30 horas e das 13:00 as 16:30 horas. Para a vacinação os pais devem apresentar a Carteira de Vacinação e o cartão SUS.