Projeto Justiça se aprende na Escola será desenvolvido na rede pública de ensino

21/07/2015

O Projeto Justiça se aprende na Escola será desenvolvido no município de Chopinzinho com estudantes do 5º ano do ensino fundamental da rede pública de ensino. Na manhã desta terça-feira, 21, os Juízes de Direito da Comarca de Chopinzinho, João Ângelo Bueno, Maria Teresa Thomaz e Lívia Simonin Scantamburlo participaram de uma reunião com o Prefeito Rogério Masetto, a Secretária de Educação, Édina Accorsi, integrantes do grupo pedagógico da Secretaria de Educação e Diretores das escolas e CMEI’s da rede municipal de ensino, para a apresentação das propostas de trabalho que irão nortear o desenvolvimento do projeto.

“O projeto tem o objetivo de promover um contato mais aproximado dos alunos com o Poder Judiciário. Nossa intenção é de ensinar noções de cidadania e justiça as crianças. Para tanto estamos colocando a disposição dos professores uma cartilha, que servirá de suporte para as aulas que serão ministradas no decorrer do desenvolvimento do projeto nas escolas”, explicou João Ângelo Bueno.

De acordo com Édina, a cartilha que será trabalhada com os alunos é formatada como uma revista em quadrinhos, que traz, de maneira didática e simplificada, explicações sobre as questões que serão posteriormente debatidas com os magistrados, em palestras proferidas na sala de aula, ou ainda, nas dependências do Fórum.

As visitas e palestras fazem parte da segunda etapa de realização do Projeto Justiça se aprende na Escola, que irá proporcionar aos alunos momentos de visitação ao Fórum e a participação, na terceira etapa, de um julgamento simulado. “As atividades serão encerradas através da proposição da elaboração de um relatório individual pelos alunos. Os melhores trabalhos serão premiados”, disse a Secretária de Educação.