Conferência Municipal de Educação definiu ações para os próximos 10 anos

18/05/2015

Aconteceu na última sexta-feira, a Conferência Municipal de Educação que teve como tema o Plano Municipal de Educação para os próximos dez anos. O evento contou com a presença de diversos representantes de entidades, líderes comunitários, empresários, instituições de ensino, representantes do NRE de Pato Branco, direções, equipes pedagógicas professores, funcionários e estudantes das redes municipal, estadual e particular de ensino.

Construir um plano em consonância com o Plano Nacional de Educação  e atingir as metas impostas para a próxima década  é  o desafio que está sendo alcançado em conjunto com a comunidade escolar.

O Plano Nacional é uma lei federal, a 13.005/2014; a partir da sua aprovação, os municípios têm um ano para criar seus planos em consonância com esta lei. A partir do Diagnóstico detalhado sobre a Educação do município nos últimos anos, vem sendo realizado um estudo, por eixos (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional, Educação Especial/Inclusiva, EJA, Educação Superior, Formação e Valorização do Professor e  Plano de Carreira,  Gestão Democrática e Financiamento da Educação). A partir deste estudo, foram realizadas Pré-Conferências nas escolas e a Conferência Municipal, na qual cada grupo pôde adicionar, suprimir ou substituir termos, de acordo com a  realidade local. Trata-se de planejar e propor estratégias para alcançar as vinte metas propostas pelo plano nacional de educação, para os próximos dez anos e suas inter-relações com a política pública mais ampla (estadual e federal). Desde o primeiro momento, a comunidade escolar se propôs a esse debate e esse foi o espírito da conferência: a educação, por quem faz a educação, ou seja, cada um de nós e todos nós juntos!

Este documento, depois de sistematizado e consolidado, será enviado ao executivo e legislativo  e se tornará lei: O Plano de Educação de Chopinzinho.