Segunda fase da Campanha de Vacinação contra o HPV está em andamento

18/03/2015

Está em andamento a Campanha de Vacinação contra o vírus do HPV. As adolescentes com idade entre 9 a 13 anos devem procurar a Secretaria Municipal de Saúde para tomar a vacina. Mesmo as meninas que já realizaram a 1ª dose, precisam comparecer para receber a 2ª dose. “A vacina está disponível em todas as unidades de saúde da cidade e do interior, a partir das 9:00h. É necessário apresentar a carteira de vacinação e o cartão do SUS”, destacou o secretário de Saúde.

De acordo com a enfermeira do setor de epidemiologia,  a vacinação contra o HPV é de grande importância para a prevenção do câncer do colo de útero. “O HPV é um vírus que infecta a pele e mucosas e pode causar câncer do colo de útero e verrugas genitais. São vários os tipos de vírus, porém, a vacina protege contra quatro dos principais causadores do câncer do colo de útero e que são encontrados na maioria das verrugas genitais”, explicou.

A enfermeira ressaltou ainda que o vírus do HPV é altamente contagioso, sendo possível contaminar-se com uma única exposição. “A transmissão acontece por contato direto com a pele ou mucosa infectada e a principal forma é pelo contato sexual. Para prevenir, é preciso vacinar as adolescentes de 9 a 13 anos”, disse.

Estudos mostram que a vacina tem maior eficácia se for administrada em adolescentes que ainda não foram expostas ao vírus, pois nesta idade há maior produção de anticorpos contra os HPV que estão incluídos na vacina.