Chopinzinho inicia distribuição de 4000 mil kits odontológicos

12/03/2015

A Prefeitura de Chopinzinho, através da Secretaria Municipal da Saúde, iniciou a distribuição de 4000 kits odontológicos para todos os estudantes do ensino fundamental da rede pública municipal e estadual. Segundo o secretário de Saúde, os kits são compostos por uma escova (infantil e adultos), creme dental e fio dental. “Os kits foram adquiridos em 2014, objetivando distribuição no início de 2015. Além disso, providenciamos a aquisição de mais 1.000 escovas dentais avulsas, para serem utilizadas em campanhas da secretaria de saúde durante o ano”, disse.

Durante a distribuição ocorrida na sexta feira, 6, na Escola Municipal Tancredo Neves, a coordenadora da Saúde Bucal, promoveu uma palestra com os alunos para repassar informações sobre a continuidade do programa de escovação supervisionada e bochecho fluoretado. Este último, com parceria promovida entre as secretarias de saúde e educação. “O objetivo é incentivar as crianças desenvolverem hábitos saudáveis e colaborar com o trabalho dos profissionais da área, no esclarecimento e intensificação de uma melhor saúde bucal”, disse a cirurgiã-dentista Allyne.

Segundo dados do município, a odontologia realizou, no ano de 2014, 42.219 procedimentos individuais, que incluem restaurações (resina composta e amalgama), selantes, profilaxias, exodontias e exames clínicos. Também foram realizados os procedimentos coletivos que, incluem a escovação supervisionada e o bochecho com flúor nas escolas, totalizando 25.940 procedimentos. Em relação aos procedimentos de especialidade, foram realizados 423 próteses dentarias, 67 endodontia (tratamento de canal), 94 casos de diagnóstico de lesões e peridontia (tratamento gengival).

De acordo com o prefeito municipal, explicou que no setor de ortodontia, a Administração promoveu a contratação de cinco cirurgiões-dentistas para atendimento da população da cidade e interior, através de concurso público. “As novas contratações tem o objetivo de otimizar o atendimento disponibilizado à população, complementando o trabalho das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município”, disse.