Levantamento aponta redução dos índices de miséria em Chopinzinho

13/02/2015

Chopinzinho registrou em 2015 mais uma queda o número de famílias cadastradas no Programa Bolsa Família do Governo Federal. Os índices representam o percentual de famílias em situação de vulnerabilidade e uma redução nos cadastros representa também a redução dos índices de pobreza no município.

De acordo com o prefeito municipal, são vários os fatores que contribuem para a mudança destes índices. “A Administração possui muitos meios de contribuir com a melhoria da qualidade de vida das famílias de menor renda. Prova disso, é que ultrapassamos a marca de 1.600 pessoas capacitadas nos cursos desenvolvidos em 2014 pelas Secretarias Municipais de Assistência Social, Indústria e Comércio e da Mulher. Entendemos que através do incentivo a profissionalização, facilitamos a inserção das pessoas ao mercado de trabalho e ainda, possibilitamos auxílio através do amparo as crianças, atendidas em nossos CMEIS (creches) e escolas em tempo integral. Estes dois fatores, são responsáveis em muitos casos, pela melhoria a qualidade de vida e ampliação da renda de famílias chopinzinhenses, que deixam de depender do programa Bolsa Família”, disse.

De acordo com a secretária de assistência social outro fator que influenciou na redução das famílias cadastradas, foi à ampliação da fiscalização, realizada tanto pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome, mantenedor do programa. “Em alguns casos, a situação cadastral foi revista e depois da constatação das irregularidades o cadastro foi cancelado. É importante salientar que este programa é de extrema importância para as famílias em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Uma vez que este auxílio permite as famílias manter condições mínimas de sobrevivência”, destacou.

Além dos benefícios atribuídos aos cursos de capacitação profissional e o amparo adquirido através dos estabelecimentos de ensino que permitem aos pais batalhar com tranquilidade por melhores condições de vida, a Administração pública possibilita benefícios através dos programas de baixa renda de luz e de água. Lembrando que as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família têm prioridade no atendimento dos serviços públicos de assistência social, educação e saúde.

Em 2012, um levantamento realizado apontou no município de Chopinzinho, 1.235 famílias cadastradas. Em janeiro de 2015, os índices totalizam 948 famílias (redução de 23,24%). “O repasse total de recursos as famílias beneficiadas pelo Bolsa Família totaliza R$ 141.828,00 mensal. Este valor, quase em sua totalidade permanece no comércio chopinzinhense”.