Programa Leite Sudoeste foi lançado em Chopinzinho

20/11/2014

Seis propriedades chopinzinhenses, consideradas modelo em produção de leite, fazem parte do Programa Leite Sudoeste, desenvolvido pela Associação dos Municípios do Sudoeste do Paraná – AMSOP, que tem o objetivo de fortalecer a cadeira produtiva de leite através de assessoria técnica e incentivo às propriedades referência em produção de leite.

Recentemente a Administração Municipal de Chopinzinho realizou o lançamento oficial do programa. De acordo com o prefeito municipal, o município desenvolve diversas ações de suporte e incentivos às propriedades produtoras de leite. “Nosso objetivo é amparar o produtor seja por meio do repasse de insumos agrícolas (fosforo, potássio e calcário), concessão de equipamentos como botijões de sêmen e ordenhadeiras, repasse de material genético para inseminação do gado, ou ainda, na realização de exames de brucelose e tuberculose, vacinação do rebanho e assistência técnica”.  Nosso objetivo é oferecer suporte para que as famílias rurais que sobrevivem da produção de leite possam ampliar seus rebanhos e consequentemente aumentar a capacidade produtiva de seus animais. “O Programa Leite Sudoeste irá nos auxiliar neste objetivo fortalecendo o plano de ações que o município desenvolve em beneficio dos produtores de leite”, disse.

Especificamente o Programa Leite Sudoeste irá destinar recursos para a aquisição e repasse de insumos agrícolas e bebedouros para piquetes, com o intuito de promover o melhoramento de pastagens e consequente melhoria da produtividade. “Disponibilizaremos também por parte da Secretaria de Agricultura e Emater, todo o suporte e acompanhamento técnico nas seis propriedades referência integrantes do programa”, garantiu.

O município foi contemplado para receber em 2015, um veículo 0 km, que será destinado aos trabalhos relacionados ao Programa Leite Sudoeste. Chopinzinho é atualmente o maior produtor de leite da região sudoeste do Paraná.