Campanha Família Rosa promoveu Dia D em Chopinzinho

23/10/2014

A Campanha Família Rosa de Chopinzinho com foco na prevenção do câncer de mama e de colo uterino, desenvolveu durante toda a quarta-feira, 22, o “Dia D” dedicado à orientação e incentivo aos cuidados preventivos de saúde e bem-estar das mulheres.

De acordo com a secretária da Mulher, nesta ação foram colocados à disposição da comunidade chopinzinhenses serviços do setor público com atendimento direcionado a saúde da mulher, além de contar com a parceria dos acadêmicos da FADEP dos cursos de enfermagem, nutrição, fisioterapia, psicologia e educação física.

Na ocasião, foram realizadas orientações quanto às formas de prevenção ao câncer de mama de colo uterino, a aferição da pressão arterial, testes de glicemia, repasse de informações sobre alimentação saudável, cálculos do Índice de Massa Corporal (IMC), orientações sobre a prática esportiva, boa postura e problemas na coluna, testes de stress, entre outras coisas.

A coordenadora da Caravana da Saúde em Chopinzinho e professora do curso de Enfermagem da FADEP, explicou que esta acao integra a Caravana da Saúde que tem o objetivo de promover a prevenção de doenças e a manutenção de hábitos saudáveis, agrega valores aos conhecimentos adquiridos em sala de aula, colocando os alunos em contato com a população e vivenciando de perto as demandas de nossa sociedade atual. Este fator, segundo Analice, permite aos acadêmicos da FADEP tornarem-se profissionais ainda mais preparados para sua inserção no mercado de trabalho. “Promovemos através desta iniciativa, um circuito para a disseminação de informações relacionadas à saúde da mulher e neste momento especialmente, estamos orientando sobre os meios de prevenção ao câncer de mama e de colo uterino, que iniciam desde uma alimentação adequada e controle da obesidade, passando pela prática esportiva e importância de uma postura adequada, à realização periódica de exames preventivos ao câncer de mama e de colo de útero, até o acompanhamento psicológico dos pacientes”, explicou.

Presente no evento, a presidente da Fundação Sudoestina de Combate ao Câncer, entidade mantenedora do Hospital do Câncer de Pato Branco, fez questão de destacar a importância das campanhas de cunho preventivo e afirmou estar trabalhando na implantação de um importante projeto com visibilidade regional. “Estamos trabalhando com a criação de Grupos de Apoio nos municípios que são responsáveis por fazer o acompanhamento dos pacientes no período de tratamento e pós-tratamento, verificando todas as demandas dos pacientes e realizando um trabalho de comunicação com a Fundação para que todas as demandas identificadas possam ser supridas. Trabalhamos não apenas pelo tratamento dos pacientes, mas buscamos promover ações de amparo e bem-estar das pessoas em tratamento contra o câncer”. A mesma afirmou que, um diálogo foi estabelecido com o intuito de promover em Chopinzinho, a criação de grupo de apoio e amparo aos pacientes com câncer. O Hospital do Câncer atende atualmente 140 pacientes/dia.