PRIMEIRA TURMA DO CURSO DE TALIAN RECEBE CERTIFICADOS EM CHOPINZINHO.

28/07/2022

Na noite do dia 27 de julho de 2022, aconteceu a entrega dos Certificados do Curso: Cucagna Scola de Talian, promovido pela Universidade Unicentro Paraná-Campus Irati, com a professora Loremi Loregian Penkal, e, Assodita-Associação dos Difusores, presidente e professor, Juvenal Dal Castel, em parceria com Circolo Italiano de Chopinzinho, e Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, e apoio incondicional do Diretor da Unicentro-Campus Chopinzinho, Sr.Ari Schwans, para os 37 alunos concluintes.

Estiveram presentes, o Prefeito Municipal, Sr. Edson Luiz Cenci, o Vice-prefeito, Sr. Daniel Zanesco, a Secretária de Educação, Cultura e Esportes, a Sra. Mari Lúcia Lazarotto, a presidente do Circolo Italiano, Sra Marlene Comin, além de demais membros do Circolo e visitantes, sendo um de Verona, da Itália, Luís Claudio Perera Comin, sobrinho da Presidente, entre outros. Foi um momento bastante significativo para todos os envolvidos, e após as falas e agradecimentos, houve uma grande confraternização em forma de Filò Talian, onde cada um levou algo para comer e beber, e muita cantoria embalados ao som da gaita, pelo gaiteiro Ari Zuconelli, violeiros, Marlene, Vanessa, Luis Claudio e prefeito Neco, tendo a acolhida calorosa e carinhosa, da Família do aluno formado, Nelson Martineli, sua esposa Mari Lucia, filho e nora.

A Língua Talian está desabrochando, florescendo e sendo sentida a cada dia mais. Percebeu-se nitidamente isto, nas palavras do aluno Nelson, momento em que recebeu seu certificado. “Pra mim é muito importante este certificado porque eu cresci ouvindo meus pais falar Talian e também falávamos. Na escola, fui podado muito porque tinha que ser falado o português. E depois de jovem, eu ainda falava muito o italiano e me chamavam de atrasado porque falava italiano. Hoje, pra mim, este certificado é uma conquista e morre aqui tudo o que passei antes”, declarou Nelson Martinelli, aluno do curso.

Com certeza, este é o sentimento da maioria dos alunos e com o número expressivo de futuros alunos, mas de 30 inscritos já, fica confirmado que o  Talian está vivo ainda em cada um e, com a oferta do curso pela Universidade Unicentro e pela Associação dos Difusores do Talian, se tem a certeza que muitos ainda, sentir-se-ão chamados a estudar  e conhecer mais sobre sua história cultural, suas raízes e todo o seu jeito de ser, valorizando cada vez mais a sua origem Taliana.