Comemoração marcou o Dia Mundial da Saúde Mental em Chopinzinho

13/10/2014

A Administração Municipal de Chopinzinho realizou na sexta-feira, 10, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS André Meneguzzi, um momento de confraternização entre os servidores e pacientes que participam da oficina terapêutica, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde Mental.

Na ocasião, o secretário de Saúde, observou que a maior parte das pessoas, quando ouvem falar em “Saúde Mental” pensam em “Doença Mental”. Mas, a saúde mental implica muito mais que a ausência de doenças mentais.
Pessoas mentalmente saudáveis compreendem que ninguém é perfeito, que todos possuem limites e que não se pode ser tudo para todos. “Elas vivenciam diariamente uma série de emoções como alegria, amor, satisfação, tristeza, raiva e frustração. São capazes de enfrentar os desafios e as mudanças da vida cotidiana com equilíbrio e sabem procurar ajuda quando têm dificuldade em lidar com conflitos, perturbações, traumas ou transições importantes nos diferentes ciclos da vida. A Saúde Mental de uma pessoa está relacionada à forma como ela reage às exigências da vida e ao modo como harmoniza seus desejos, capacidades, ambições, idéias e emoções”, disse.

A enfermeira coordenadora do CAPS, destacou que todas as pessoas podem apresentar sinais de sofrimento psíquico em alguma fase da vida. “Para manter sua saúde mental em dia é necessário manter sentimentos positivos consigo, com os outros e com a vida; aceitar-se e às outras pessoas com suas qualidades e limitações; evitar consumo de álcool, cigarro e medicamentos sem prescrição médica; não usar drogas; praticar sexo seguro; reservar tempo em sua vida para o lazer, a convivência com os amigos e com a família;
e manter bons hábitos alimentares, dormir bem e praticar atividades físicas regularmente”, garantiu.

A enfermeira disse ainda, que ter saúde mental é estar bem consigo mesmo e com os outros; aceitar as exigências da vida; saber lidar com as boas emoções e também com aquelas desagradáveis, mas que fazem parte da vida e reconhecer seus limites e buscar ajuda quando necessário.