CHOPINZINHO ESTÁ NO MAPA DA ROTA DO QUEIJO PARANAENSE

11/03/2022

Nesta quarta-feira (9), foi lançado o mapa, dividido por regiões, com as informações e locais de todas as 29 propriedades que fazem parte da Rota do Queijo Paranaense. O lançamento aconteceu durante a ExpoBel - feira multisetorial em Francisco Beltrão, no Sudoeste do Paraná. Iniciativa do IDR-Paraná (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater), no intuito de incentivar o turismo rural, com a produção de queijos como principal atrativo.

De acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, que acompanhou o lançamento, a Rota do Queijo é um arranjo mercadológico que fortalece o produto paranaense e que, a partir de agora, ganha uma organização e visão de mercado ainda melhor.

Natalino Avance de Souza, diretor-presidente do IDR-Paraná, ressaltou a importância de se pensar em densidade de renda para criar uma agricultura mais rica e sustentável. “É isso que estamos discutindo aqui. A geração de renda, a qualidade de vida do agricultor, a manutenção do homem no campo e isso só é possível com o alinhamento de pessoal. O IDR-Paraná, sozinho, não faz a diferença, mas com estas iniciativas temos uma forma diferente de pensar o rural”, afirmou.

Também participaram do lançamento o diretor-presidente da Adapar, Otamir Cesar Martins; o presidente da Paraná Turismo, Irapuan Cortes Santos; o prefeito de Francisco Beltrão, Cleber Fontana; o prefeito de Chopinzinho, Edson Luiz Cenci, a chefe do núcleo regional da Seab de Francisco Beltrão, Denise Adamchuk; a chefe do núcleo regional de Pato Branco, Leunira Tesser; e lideranças da região.

Chopinzinho está incluso no mapa “Rota do Queijo Paranaense” através da Queijaria São Bento, que fica na comunidade de Mato Branco, interior do município.

O proprietário Claudemir Roos, destaca a importância do mapa com a rota das queijarias para os visitantes e turistas que eventualmente queiram conhecer os diferentes produtos produzidos em nossa região, agregando valor, gerando renda e promovendo o turismo rural. Claudemir também é presidente da Aprosud, Associação dos Produtores de Queijos Artesanais do Sudoeste, que conta com 9 queijarias associadas inscritas no mapa Rota do Queijo Paranaense.