Campanha Agosto Azul desenvolveu ações de promoção à saúde do homem

30/08/2014

Foi realizado na manhã de sábado, 30, na praça em frente à Igreja Matriz, ações voltadas a Campanha Agosto Azul, desenvolvida com foco na orientação, prevenção, identificação e tratamento de doenças comuns aos homens.

Segundo a coordenadora da atenção básica, Marcelli Cervo, a campanha tem foco na promoção da Saúde do Homem e  este ano, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná indicou como tema a ser trabalhado com a população masculina “A vida vai longe sem tabaco”. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde mobilizou seus profissionais para uma atividade de orientação e mudança de hábitos relacionados ao cigarro; envolvendo médico, dentista, auxiliares de enfermagem e odontologia, enfermeiros, fisioterapeuta, educador físico, psicóloga, fonoaudióloga, nutricionista, assistente social e ACSs. “O cronograma desenvolvido não é voltado apenas para os fumantes, mas para todos os homens da comunidade; o tema é tabagismo, mas o foco é a saúde do homem”, destacou a enfermeira.

A Secretaria Municipal de Saúde oferece muitas oportunidades para tratamento e prevenção de doenças, porém grande parcela dos homens não procura. Um exemplo são os grupos de tabagismo – o serviço de saúde estará, no mês de setembro, iniciando novamente três novos grupos, e para participar basta que as pessoas procurem os enfermeiros das unidades de saúde da família.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o tabagismo é a principal causa de morte evitável do mundo. Quem fuma corre o risco de ter uma ou mais das 56 doenças causadas pelo tabaco. É inacreditável que em um pequeno cigarro existam 4.700 substâncias químicas, mas, infelizmente, é verdade!

O mundo possui hoje 1 bilhão e 500 mil fumantes, 5 milhões morrem todos os anos por doenças causadas por esse triste hábito e 48% de toda população masculina é fumante. Existem vários derivados do tabaco e todos são extremamente prejudiciais: cigarro, charuto, cigarro de palha, rapé, fumo de rolo, cigarro eletrônico e narguilé.  O narguilé quando comparado com o fumo do cigarro equivale a 100 vezes mais substâncias tóxicas.