Você está em >

Notícias

Prefeito Neco avalia 40 primeiros dias de gestão

12/02/2021

          Hoje (12) foi dia de apresentar à população um resumo dos pontos principais de trabalho desenvolvido nos primeiros 40 dias da gestão do Prefeito Edson Cenci (Neco) e Vice-Prefeito Daniel Zanesco. O mote é racionalidade nos gastos, pensando nas melhores possibilidades de investimentos à população.

“Não é jogar um balde de água fria, mas a gente pede paciência para as pessoas. Existem investimentos que devemos continuar fazendo, mas é um ano de muita racionalização e economia”, pondera o Prefeito Neco. Ele conta que o mês foi corrido, mas que com um olhar racional farão o melhor para o Município.

          O setor de obras e viação foi um dos que o objetivo inicial teve que ser adaptado, devido às grandes chuvas no período. O foco foi tratar os problemas emergenciais, como atoleiros e buracos nos asfaltos. Nas duas últimas semanas e com a melhora no tempo, foi possível colocar duas equipes: uma patrulha para melhorar as comunidades como um todo e outra patrulha para atender emergências pelo Município. O trabalho foi iniciado em Gramados, Linha Fartura e Santa Inês. Outra frente é a limpeza de silos.

          A saúde, devido ao momento de pandemia do Coronavírus, é uma preocupação constante. Uma das grandes mudanças foi a implantação das pulseiras para identificar casos confirmados e em isolamento pelo Covid-19. Também, para agilidade no atendimento e normalização das Estratégias de Saúde da Família da cidade e interior, foi mudada a Unidade Sentinela de Covid-19 para o CMEI Criança Esperança, ao lado da UBS Central. De maneira mais ampla, houve andamento nas filas de exames e mutirão de cirurgias.

          A pasta da educação teve seus trabalhos concentrados na necessidade da volta às aulas presenciais. Para isso, há uma estruturação física das escolas para dar condições sanitárias e solução da lotação do transporte escolar. Até o dia 31 de março as aulas continuam remotas, com decisão tomada junto com os demais Municípios da AMSOP.  

          Como principal ação do período pela assistência social, Neco destaca o Brechó Social Itinerante, que já teve duas edições e vai percorrer comunidades e bairros, descentralizando a doação de roupas a pessoas em vulnerabilidade social.

 

Orçamento

Já no financeiro e administrativo, o foco foi o enxugamento da máquina pública, para contenção de gastos e tendo em vista o cenário de queda de arrecadação. Somente em cargos comissionados, a economia é de cerca de R$ 60 mil por mês, somando mais de R$ 600 mil no ano.

Para os servidores públicos, Neco anunciou que, seguindo a legislação, vai pagar 4,52%, relativos à reposição salarial. Prefeito, vice-prefeito e secretários não terão reposição. Em contrapartida, para equilíbrio das contas públicas, vai evitar concursos futuros e pedir o empenho dos servidores. “Aos que trabalham, precisamos fazer jus aos seus direitos”, destaca o Prefeito. Os agentes comunitários de saúde vão ter reajuste de acordo com piso salarial da categoria.    

          Em âmbito de Município e visando o desenvolvimento econômico, os pilares devem ser o emprego e renda. Uma das frentes de trabalho é um estudo para analisar a estagnação de Chopinzinho. Também, vão fortalecer o Distrito Industrial e incubadora, que permite que as empresas locais cresçam. Neste mesmo sentido, segue o trabalho em busca de recursos e geração de emprego.

Um projeto que impacta positivamente no bolso das famílias é o Programa de Regularização Fundiária, que já tem empresa licitada para executar. Serão 150 famílias do Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão, Cristo Rei, São Luis e Vila Portugal beneficiadas. O projeto começa já neste mês.

 

Obras pelo Município

          A nova gestão recebeu o Município com obras em diversos estágios de execução. O Vice-Prefeito Daniel Zanesco fez uma avaliação das obras que estão em andamento, paralisadas e que serão feitas. As em andamento estão sendo fiscalizadas, como de praxe. As paradas ou com problemas, está sendo feito trabalho jurídico e com o Planejamento para dar continuidade. “Queremos repassar as informações à população para que estejam cientes do andamento das obras e projetos, do que está sendo feito, está paralisado e que queremos fazer”, explica o Vice-Prefeito Daniel Zanesco.

Quanto ao andamento de calçamentos: 5 km na Encruzilhada, foram realizados 1 km; Estrela Gaúcha, 300 m de 2,5km; Passo do Sol, finalização de 1,4 km; Vila Rural, final de 1,3 km; Passo da Erva, o trecho de 800 m foi aditado para mais 130, para alcançar o asfalto;  Santo Antônio, fase final de 760 m; Execução de 2 trechos de 2 serras na Inernadinha, de 300 m cada; Na Linha Cristo Rei, os 3,5 km de calçamento estão parados, e a Administração está em contato com a empresa. Os calçamentos da Linha Raldi, Mato Branco, São Brás e Linha Vitória já foram licitados, mas ainda não iniciaram as obras.

          Na área urbana, o Lar dos Idosos está na fase de construção de estruturas. A ampliação da quadra no Passo da Erva está em andamento. O Módulo Esportivo está em fase de acabamento e pintura, e logo estará disponível. Os campos sintéticos da Vila Rural e Menino Deus estão finalizando.

          Pensando na melhoria de espaços de lazer, o Parque do Lago vai receber bancos, calçadas e instalação de lixeiras. Também, por todo o Município está sendo feito calçadas e asfalto. Duas obras grandes estão paradas. Uma é o Centro de Convivência, no Parque do Lago. Outra é a ampliação na Escola Maria Evanira.

Saiba mais sobre o trabalho da Administração Municipal de Chopinzinho:

https://www.facebook.com/municipiodechopinzinho/

 



Endereço
Rua Miguel Procópio Kurpel
3811, Bairro São Miguel
Atendimento
(46) 3242-8600 - prefeitura@chopinzinho.pr.gov.br
Seg. a Sex. das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00
Receba notificações do Município de Chopinzinho