Educação inicia período de formação para diretores e pedagogos

29/01/2021

Apesar de todas as adaptações que a educação vem fazendo em função do coronavírus, os trabalhos na Secretaria seguem firmes e com o planejamento do ano letivo. Nesta semana, os diretores e pedagogos tiveram formação, no Auditório da Prefeitura, organizado pela equipe da pasta e com a presença do Prefeito Edson Cenci (Neco) e Vice-prefeito Daniel Zanesco. A partir da próxima segunda-feira, os professores iniciam capacitação, no Centro de Eventos Splendore.

Durante os encontros, o grande mote foi a humanização, que é a proposta principal para a educação, que será ampliada a todos os professores, servidores e alunos do Município. Na terça-feira a formação foi com todos os diretores, e teve como tema: Liderança do Diretor Escolar, Educação Positiva e Autoconhecimento, Orientações Pedagógicas e Organizacionais. Na quarta, com os pedagogos, com os temas: autoconhecimento, abordagem Positiva de Educação, a função e a responsabilidade da pedagoga, sugestão de estratégias para utilizar com as crianças.

O ano letivo inicia no dia 08 de fevereiro, provavelmente com ensino remoto. “Os profissionais estão ansiosos para o próximo ano letivo. Queremos que voltem para a escola, nós gostamos de estar com os alunos, junto com a comunidade escolar e ensinando”, afirma a Secretária de Educação, Mari Lúcia Lazarotto, complementando que o tempo de isolamento trouxe várias questões delicadas e que estão preocupados com o emocional, aprendizagem e bem-estar das crianças e profissionais.

Hoje a Secretaria de Educação conta com cerca de 450 funcionários. Com o coronavírus, alguns profissionais estão afastados por terem comorbidade e, também, contratos de Processos Seletivos e Estágios se encerraram (devido a execução de ano escolar a distância em 2020). A reconstrução do quadro de profissionais está sendo organizada, com previsão de novos testes.

Confira quem são os diretores das instituições de ensino do Município:

Escola Municipal Tasso Azevedo da Silveira - André Centofante

Escola Municipal de Excelência - Andréia Verdi de Freitas

Escola Municipal Coronel Santiago Dantas - Rafaela Morandi

Escola Municipal Tancredo Neves - Silvia K. Cattaneo

Escola Municipal de Educação Maria Evanira Silvério - João Bueno

CMEI Recanto Feliz - Cintia B. Winckler

CMEI Criança Esperança - Cristiane Verdi

CMEI Primeiros Passos - Fabiana C. Brum de Carli

CMEI Oneide Cecatto dos Santos - Elania Desengrini

CMEI Cristo Rei - Margarete Spigosso

Núcleo de Santa Inês – Escola R. M. Mário Bettega - Ana Zapalaio